Quem nunca foi pego desprevenido com uma pancada de chuva em um dia de Sol? Quem mora em Florianópolis sabe: o clima por aqui é inconstante e essa é uma cena mais comum do que se imagina. Por isso, o compartilhamento de guarda–chuvas pode ser a alternativa ideal – e é exatamente isso o que a startup Rentbrella, em parceria com o Square SC, apresenta para a capital. A inovação já está disponível em grandes centros, como São Paulo, Nova York e Londres, e chega agora em Florianópolis (SC) no maior complexo multiuso do Sul do Brasil, localizado na SC-401.
Continua depois da publicidade
Eficiência na indústria: Saiba como inovar no seu negócio e aumentar a produtividade
Inovação e tecnologia não são novidade para o Square SC, já que o espaço está equipado com uma estrutura moderna e ágil. O espaço, que conta com salas comerciais e lajes corporativas, recebe diariamente milhares de visitantes e trabalhadores. E foi pensando na qualidade de vida e no conforto das pessoas que ali circulam que a parceria com a Rentbrella foi firmada.
— O espaço físico do Square SC já foi desenvolvido com foco no conforto das pessoas que passam por ele todos os dias. Contamos com segurança 24 horas, estacionamento para mais de 1.000 veículos, valorização da luz natural, e uma série de outras estratégias que facilitam a rotina de quem utiliza o nosso complexo multiuso como espaço de trabalho ou lazer. Logo, a presença da Rentbrella também traz essa intenção, de transformar a rotina das pessoas através de ações inovadoras e que melhoram a relação com o ambiente — destaca Paulo Henrique, gestor do Square SC.
Como ter acesso
A novidade da Rentbrella já está disponível e liberada para uso no térreo do Business Center, em que está localizado o centro de eventos do Square SC. No espaço, foi instalada a estação de compartilhamento de guarda-chuvas, que pode ser acessada tanto por funcionários das mais de 200 empresas instaladas no complexo, ou por qualquer visitante.
Continua depois da publicidade

Para começar a utilizar a inovação, é muito simples: basta baixar o aplicativo da Rentbrella no celular, disponível tanto para Android quanto para iOS. Na sequência, o usuário deve fazer um cadastro e informar um cartão de crédito, que será utilizado no “aluguel” dos guarda-chuvas. Com essa etapa concluída, basta procurar a estação mais próxima, retirar o item e usá-lo.
Devido a parceria com o Square SC, as primeiras 24 horas de uso sempre são gratuitas, caso haja atraso na devolução no 2º e 3º dia serão cobrados uma taxa de R$2 por dia, no 4º dia é cobrado R$34, e o usuário pode ficar com o guarda-chuva. No entanto, para quem optar por devolver o item, o processo é bastante simples: basta comparecer à estação mais próxima.
Inovação e sustentabilidade
Foi com a proposta de fortalecer a cultura de compartilhamento que surgiu a Rentbrella, uma startup que termina com um dos problemas mais comuns do dia a dia: estar sem guarda-chuva nas ocasiões em que ele é extremamente necessário. Com cerca de cinco anos de atuação, a empresa se diferencia por ser a primeira que oferece essa proposta no mundo, Contando com mais de 800 Estações e 50 mil guarda-chuvas em grandes capitais, como Londres, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Balneário Camboriú e outras.
De acordo com o CEO e founder da Rentbrella, Nathan Janovich, a ideia da solução inovadora surgiu quando ele estava em um metrô de São Paulo, e foi surpreendido por um temporal, em meados de 2015. Na ocasião, ele pensou: “se é possível compartilhar bicicletas, por que não guarda-chuvas?”. Desde então, o negócio começou a ser desenvolvido, ganhou o mundo e chegou onde está hoje, em processo de constante expansão.
Continua depois da publicidade
— Para nós, estar em Florianópolis, dentro do Square-SC, representa um grande passo. Afinal, conseguimos contribuir para melhorar o cotidiano das diversas pessoas que passam pelo complexo multiuso todos os dias, com praticidade, inovação e sustentabilidade. Acreditamos que a cultura de compartilhamento pode mudar o mundo, e a Rentbrella é um exemplo prático disso — destaca o CEO, Nathan Janovich.
Para garantir o empréstimo dos guarda-chuvas, a Rentbrella utiliza um monitoramento inteligente, que é responsável por indicar o momento certo de repor os guarda-chuvas em cada uma das estações disponíveis. Com essa estratégia, é possível garantir que os espaços estejam sempre abastecidos, prontos para atender o público em um dia de chuva.
Um dos pilares da empresa é a sustentabilidade. Além de evitar que o usuário compre um guarda-chuva novo em cada imprevisto, o que aumenta a produção de resíduos, os objetos são feitos a partir do tecido rPET, que vem de garrafas PET recicladas. Ainda, são altamente tecnológicos, produzidos com uma tecnologia que repele a água, tem proteção UV e suporta vento e chuva intensos.
Acesse o perfil do Square SC e fique por dentro das inovações do complexo.
Leia também
A força das engenharias, agronomia e geociências no desenvolvimento de SC
Falta de eficiência na área da saúde tem solução?
A educação pode ser a virada de chave para sua empresa crescer