A partir do dia 15 de novembro, feriado, todos os ônibus de Florianópolis serão rastreados por GPS e o usuário poderá acompanhar o deslocamento por meio de um aplicativo. O Floripa no ponto, vai permitir a qualquer usuário do sistema saber em quanto tempo o coletivo vai passar e estimar o tempo da viagem. O recurso já estava operando nas linhas executivas desde meados de agosto.

Continua depois da publicidade

A ampliação da funcionalidade para todo o sistema demorou por conta de limitações técnicas. Algumas áreas da cidade não tinham cobertura dos sinais necessários para o tráfego das informações, mas a instalação de mais antenas permitiu ampliar a abrangência, segundo o secretário de mobilidade de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva.

Enquanto funcionava exclusivamente nas linhas executivas, mais de dez mil pessoas instalaram o aplicativo nos seus celulares, segundo a prefeitura. “A tendência é que esse volume seja triplicado com a ampliação para todos os trajetos”, diz o secretário.

Para ter acesso ao serviço, basta o usuário procurar por “Floripa no ponto” na loja de aplicativos do seu smartphone. O uso é gratuito e não exige nenhum tipo de cadastro. Com a ampliação para todas as linhas na próxima semana, a versão para Android do app também será atualizada – 90% dos downloads foram feitos por usuários deste sistema operacional.

Central de Controle Operacional

Continua depois da publicidade

Para serem disponibilizadas no app, as informações são concentradas na central de controle do transporte coletivo de Florianópolis, que funciona no bairro Capoeiras, na porção continental da cidade. A ideia é que dentro de seis meses o local reúna fiscais de transporte, agentes da Guarda Municipal e operadores do sistema para gerenciar as mais de 8 mil saídas de linhas diárias que a Capital possui.

– Na última segunda-feira assinamos um termo de cooperação técnica entre instituições para adquirir os equipamentos que faltam. A compra e a instalação devem levar 180 dias para serem concluídas – afirma Marcelo.

Ouça a reportagem:

Leia mais notícias da Grande Floripa no site do Hora de Santa Catarina