Florianópolis é destaque na preservação da vegetação de suas florestas e a ampla diversidade de fauna e flora estão entre os atrativos que conquistam as atenções para o turismo ambiental. Quase metade do território do município de Florianópolis é protegido por unidades de conservação e as belezas naturais atraem moradores e turistas para estas regiões durante todo o ano.
Continua depois da publicidade
Com o objetivo de valorizar os bens naturais e preservar o ecossistema, as unidades de conservação são espaços protegidos e gerenciados pelo poder público de forma especial, para que o equilíbrio das paisagens naturais e urbanas seja mantido. Elas desempenham um papel fundamental na valorização do meio ambiente e fomentam a sustentabilidade ambiental e proteção da biodiversidade da região no longo prazo, seja da fauna, flora, recursos hídricos e demais elementos.
Dessa forma, Florianópolis pode continuar a ser conhecida pela rica biodiversidade, com praias, costões, dunas, manguezais, florestas, rios, cachoeiras, lagos e lagoas que tanto são lembrados pela sua magia, representando a harmonia que a natureza pode proporcionar.
Por isso, confira cinco trilhas em locais de preservação de florestas que podem ser visitadas na capital catarinense. Lembre-se de levar protetor solar, água, alimentos e usar roupas leves, mesmo que leve agasalhos caso as temperaturas estejam mais baixas. Tênis e boné são essenciais para que o passeio seja agradável, com o maior conforto possível.
Onde turistar no inverno na Ilha da Magia?
Trilha com a melhor vista: Lagoinha do Leste – Bela e misteriosa, a trilha que leva à praia escondida é única, com preservação das características naturais que impressionam os visitantes. Com trilha de nível moderado em mata fechada, mas com demarcação visível, é possível percorrer o caminho pelo Pântano do Sul ou pela Praia do Matadeiro. No topo antes da chegada à praia isolada, a vista panorâmica é de tirar o fôlego. Além da praia com mar agitado e águas geladas, o local conta com lagoa para estender a toalha ao lado e descansar após o exercício. Para quem tem mais disposição, vale a caminhada adicional até o Morro da Coroa, com uma vista deslumbrante da praia. Porém, esta última é de nível considerado mais difícil.
Continua depois da publicidade
Trilha além da praia: Caminho da Gurita da Lagoa do Peri – A Lagoa do Peri é a segunda maior lagoa da ilha, com água limpa e vasta vegetação de entorno. Com localização no Sul da Ilha, o Parque Municipal da Lagoa do Peri, maior unidade de conservação de Florianópolis, oferece passeios com stand-up paddle, pedalinho e caiaques. Chegando ao parque, é possível percorrer o Caminho da Gurita, às margens da Lagoa. Bem sinalizada e com trechos com blocos irregulares de pedras que levam até uma cachoeira, a trilha possui dificuldade média e deve ser evitada após períodos de chuvas intensas.
Trilha cheia de história: Caminho de Naufragados – Passar por Florianópolis é ter acesso a um vasto conhecimento histórico e o Caminho de Naufragados não fica atrás nesse quesito. A praia de águas cristalinas é isolada e só pode ser acessada por trilha ou por barco. O caminho de Naufragados é considerado fácil, com cerca de 2 km, um pouco mais caso o visitante queira passar pelo farol, onde é possível fazer registros, mas somente na parte externa, pois a entrada não é permitida. O Farol da Barra do Sul, ou Farol de Naufragados, foi construído na segunda metade do século XIX com o objetivo de tentar reduzir o número de barcos encalhados, perdidos ou naufragados na região dos costões.
Trilha no espaço urbano: Parque do Morro da Cruz – Região habitada, mas com natureza exuberante. Criado em 2013, o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz foi a primeira unidade de conservação do município de Florianópolis a ser inserida no Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Do alto do parque, é possível apreciar um belo pôr-do-sol do alto de um mirante reformado, após passar por trilhas curtas, com degraus de pedras. A entrada pode ser feita pela geral do Morro da Cruz ou pela comunidade Monte Serrat.
Trilha mística: trilha do Dólmen da Oração/Boa Vista – Floripa é a Ilha da Magia por um motivo e nesta trilha o visitante sabe o porquê. A Trilha Dólmen da Oração fica no Leste, em trajeto de pouca extensão, e pode ser acessada pelo caminho da Trilha da Fortaleza à Galheta. Chegando lá, é possível partir da Praia da Galheta, da Fortaleza da Barra ou pela Trilha da Boa Vista, sendo o último o percurso mais demorado, com trechos íngremes e com pedras, mas com boa demarcação e com uma vista fantástica que faz o caminho valer a pena!
Continua depois da publicidade
Assegurar um futuro mais sustentável é proteger o ecossistema e a biodiversidade. Conheça as áreas em unidades de conservação de Florianópolis, mas não deixe lixo no local, leve sua sacola plástica! As gerações futuras vão agradecer.
Leia também
Lages recebe Oktoberfest Tour em noite de festa
40 anos do Festival de Dança de Joinville
Mais de 10 mil pessoas marcaram presença no Festival ATL Day;Confira as fotos