O Florianópolis Futsal estreia nesta segunda-feira na Liga Nacional com com uma característica no elenco que pode fazer a diferença: o time tem a identidade da cidade. Dos 15 jogadores do plantel, 11 são criados nas escolinhas de futsal da Capital Catarinense.
Continua depois da publicidade
O time tem como referência em quadra o trio formado pelo fixo Antônio e os alas Márcio e Renato. Os três jogadores são os líderes do grupo, contam com a experiência das melhores campanhas do time na Liga e puxam a equipe nos treinamentos e na hora do vestiário, minutos antes de entrarem em quadra.
– Nossa força está na camisa. Na garra e na identificação com o time. Sempre foi assim e agora tentamos passar essa virtude para quem chega – afirma Antonio, capitão da equipe.
Antonio assume o papel de liderança no vestiário, enquanto Márcio rompe com a seriedade que Renato coloca nos treinos. Os três, com mais de 30 anos, formam o equilíbrio e a manutenção do time que recebeu reforços indicados pelo treinador Vandré.
Continua depois da publicidade
Bruno Guimarães, Felipe Da Cunha e Everton Fontoura chegam para se juntar ao goleiro Ney como os “estrangeiros” do time. Com 36 anos, o defensor é o mais experiente do grupo e foi escolhido melhor goleiro da Liga na campanha pelo Florianópolis de 2011. Amanhã, no dia da estreia contra o Cascavel, Ney completa 37 anos.
Foi a identidade com a cidade e a boa adaptação dos novatos, que sustentou a união do grupo diante a dificuldade de conseguir patrocinadores e a demora para receber os incentivos da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O acerto com a gestão municipal já está encaminhado, mas ainda falta um patrocinador forte para o ano de 2013.
O treinador Vandré reconhece que a fase de preparação foi complicada e disse que até contou com a ajuda de São Pedro para não treinar com quadra do Sest/Senat molhada. Há furos na cobertura que impedem o treinamento em dias de chuva.
Continua depois da publicidade
– Nossa equipe tem uma força de vontade incrível. É muito unida, e essa mescla de experiência com jogadores novos pode dar muito certo. Ainda vamos melhorar ao longo da competição e vamos buscar nosso lugar nas fases finais.
Além do Floripa Futsal, Santa Catarina conta com o Concórdia/Umbro, o Jaraguá/CSM e o Krona/Joinville. Cotado como um dos favoritos ao título, o Joinville foi vice-campeão da Taça Brasil e estreia com o vizinho Jaraguá em um clássico de abertura da primeira rodada.
TABELA
19h30min
São Caetano x Corinthians
São Paulo x São José
Minas x Orlândia
20h
Cascavel x Florianópolis
20h15min
Concórdia x Atlântico Erechim
Jaraguá x Krona
Umuarama x Copagril
Maringá x São Bernardo
20h30min
Assoeva x Carlos Barbosa