O esforço de Paul McCartney para falar português e interagir com o público brasileiro já é um traço conhecido do cantor britânico de outras apresentações no país. No show deste sábado (19) em Florianópolis, Paul não decepcionou e novamente se arriscou no idioma, conversando com o público que lotou o estádio da Ressacada utilizando até mesmo algumas expressões conhecidas dos manezinhos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A primeira expressão veio logo após a abertura do show, em que Paul saudou o público com o próprio termo usado para se referir aos nativos da Ilha:
— E aí, manezinhos. Boa noite, Floripa — disse, com o inevitável sotaque gringo.
Mais adiante, avisou ao público que tentaria “falar um pouquinho de português”. Durante o show, com frequência traduzia parte das explicações sobre as músicas e lia alguns trechos anotados em português para tentar fazer bonito com os fãs.
Continua depois da publicidade
As interações seguiram durante o show. Antes de cantar “My Valentine”, escrita para a esposa Nancy Shevell, que inclusive estava presente no show de Florianópolis, Paul antecipou a homenagem:
— Escrevi essa canção para minha gata — disse, antes de fazer gestos de coração.
Outra gíria conhecida dos manezinhos dita pelo “Istepaul”, como foi chamado por alguns em comentários nas redes sociais, veio mais adiante, em tom de elogio do astro à animação do público:
— Floripa, “dás um banho” — afirmou.
Em um dos pontos altos do show, a sequência de “na na na” ao fim de Hey, Jude, Paul separou o coral primeiro entre os homens e as mulheres, mas de um jeito peculiar:
— Só as ‘quiridas’ — disse.
Ao fim da música, convocou todos novamente a se juntarem ao canto:
— Agora, toda a “raça” — anunciou.
Esse é um dos momentos em que Paul personaliza as interações com o vocabulário dos locais por onde passa. Nos show da semana passada no Allianz Parque, em São Paulo, o convite foi para “os manos” e “as minas” da capital paulista, antes de reunir toda a “galera” em uma só voz.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do show de Paul em Florianópolis
As conversas em português continuaram no momento do Bis do show deste sábado em Florianópolis, nas canções dos Beatles que fecharam a noite. Repetindo a frase dita no vídeo que anunciou o show deste ano em Florianópolis, Paul retornou ao palco avisando que “o pai tá on”.
Mais tarde, para lamento dos fãs, avisou também em português que que “é hora de ‘vazar’. No entanto, despediu-se no show após 12 anos da primeira visita à capital catarinense com uma promessa de reencontro:
— Até a próxima — encerrou.
Leia também
Paul McCartney faz show histórico em Florianópolis e encanta da geração z a beatlemaníacos
Continua depois da publicidade
Veja os looks usados por fãs de Paul McCartney no show em Florianópolis