Se Florianópolis tem problemas – e sabemos que os tem -, não é por falta de inteligência. Pelo menos é o que diz a recente pesquisa da Connected Smart Cities que coloca a cidade como a 5ª cidade mais inteligente entre todas as do Brasil, baseada em 70 indicadores.
Continua depois da publicidade
Floripa aparece também como 5º (entre o grupo dos 10 mais) em número de automóveis (a comparação é sempre por 1000 habitantes). Em ciclovia, estamos em 3º, atrás de Vitória e Curitiba.
Em gastos com saúde, somos o último do ranking. Em gastos com educação e segurança aparecemos em 4º.
Nossa cidade, pelas suas peculiaridades, tem tudo para crescer nesse ranking desde que os poderes públicos e a iniciativa privada se deem as mãos, como começa a acontecer. A inauguração no próximo dia 14 do Museu de Florianópolis, antiga sede da Câmara Municipal, após um exemplar processo de restauração, por iniciativa da Fecomércio, é um belo exemplo.
Quatis higiênicos
Quatis da Ilha do Campeche, em Florianópolis, estão usando sabonetes, sabões e até detergentes e desengordurantes em um processo de higiene ou de autoproteção contra hospedeiros, como piolhos, pulgas, carrapatos, bactérias e fungos. A descoberta foi feita pela pesquisadora Aline Gasco, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Os produtos são deixados na ilha por turistas. Para Aline, o fenômeno pode configurar o primeiro caso conhecido de automedicação entre animais. As informações foram divulgadas pelo site UOL.
Continua depois da publicidade
Foi mal
Prefeito Gean Loureiro recebeu críticas da cidade toda com a absurda tranqueira que causou no centro da cidade mandando fechar nossos principais acessos há dois dias por causa da Fenaostra, novamente improvisada no pior lugar possível. Um desastre. Nas redes sociais levou pau até de defunto.
Muita truta
É um dos eventos mais festejados da temporada. Até o fim deste mês, milhares de visitantes terão percorrido a Serra catarinense para desfrutar do Festival Nacional da Truta, em Urubici e Bom Retiro. Além dos apetitosos pratos produzidos com o peixe, o itinerário gastronômico é uma atração à parte. Boa dica para o feriado prolongado.
Convenção internacional
O kartódromo do Beto Carrero World será o palco, durante o feriadão da Independência, da Convenção Internacional de Tatuagem Itinerante (Citi). É a primeira vez que um evento assim é realizado em um parque temático na América Latina. Pelo menos 250 tatuadores de várias partes do Brasil e do mundo são as principais atrações da convenção que terá também concursos de tatuagem e de beleza, encontro de mais de 600 carros antigos e shows com muito rock and roll e heavy metal.
Gleisi Crazy
Conforme informa o site BR18, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, está sendo chamada pelos próprios petistas de “Crazy Hoffmann”. Não é em homenagem ao lendário chefe sioux do século 19, Cavalo Louco. Nem referência à banda que acompanha Neil Young. O apelido é pelas posturas autoritárias e loucas dentro do partido, como insistir em levar a candidatura de Lula até as últimas consequências. Ninguém a aguenta mais.
Continua depois da publicidade
Os Embaixadores
Quem trouxe o Zukerman, o Ballet Gisele e a orquestra Concertgebouw de Amsterdã este ano para Floripa foi o projeto Embaixador pela Cultura, idealizado pelo competente médico Luiz Alberto Silveira e implementado pela Pró-Musica de Florianópolis com a presidente Neyde Coelho. E hoje tem mais: nesse feriado de 7 de Setembro, às 20h30min, no Teatro Pedro Ivo, em Floripa, os geniais Antônio Meneses (violoncelo) e Cristian Budu (piano) fazem a festa.