A Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Florianópolis, divulgou nota na tarde desta sexta-feira (18) sobre a notificação feita na terça-feira (15) desta semana pelo Procon da Capital. O órgão de proteção ao consumidor sugeriu à empresa que construiu o novo terminal que ela ampliasse o tempo de tolerância na área de desembarque do novo terminal, inaugurado no dia 1º deste mês, de 10 para 15 minutos.
Continua depois da publicidade
Na resposta divulgada nesta sexta, a concessionária alega que faz análises diárias do fluxo de veículos no chamado meio-fio de embarque e desembarque e que esse acompanhamento teria constatado “eficiência do novo conceito para o fluxo nessa área”.
Segundo a Floripa Airport, nas duas primeiras semanas, de cerca de 90 mil veículos que passaram pela área de desembarque, 80% fizeram o percurso da entrada até a saída das canceladas em até cinco minutos, 14,3% entre 5 e 8 minutos e 3,4% de 9 a 10 minutos. O percentual dos que precisaram pagar foi de 2%. A companhia informou ainda que nesta terceira semana esse índice já teria caído para 0,4%.
“Os dados acima demonstram que o período de 10 minutos é suficiente para que os passageiros e visitantes façam todo o processo de embarque e desembarque no novo aeroporto”, defende a nota.
O texto ainda ressalta que a cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedentes na área de meio-fio para desembarque ocorre para dar agilidade ao fluxo de veículos no local e “é apenas uma ferramenta para assegurar a operação organizada do meio-fio, além de inibir a permanência irregular de veículos”.
Continua depois da publicidade
A concessionária reforça que o meio-fio não é uma área de estacionamento e que o novo terminal possui estacionamento com 2.580 vagas, cuja a cobrança é de R$ 12 por até quatro horas.
Leia também
Novo aeroporto de Florianópolis contrata energia renovável da Engie
Após madrugada de transição, novo aeroporto de Florianópolis entra em funcionamento