A guinada para a direita da Flórida se consolidou nessas eleições após o republicano Donald Trump vencer por lá com vantagem de 13 pontos percentuais sobre a democrata Kamala Harris. O estado que já foi considerado um estado-pêndulo e atualmente tem como cenário uma crescente da direita após a terceira vitória consecutiva de Trump. As informaçõs são da Folha de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Donald Trump venceu por lá com uma vantagem de um ponto percentual em 2016 e quatro pontos percentuais em 2020. Além da eleição de Trump, a Flórida elegeu em todos os condados um candidato mais à direita em comparação com 2020, de acordo com o jornal The New York Times.

Dólar dispara, ultrapassa R$ 6 e bitcoins batem recorde após vitória de Trump nos EUA

E ao eleger o republicano Ron DeSantis como governador, os eleitores rejeitaram um plebiscito que protegeria o direito ao aborto na Constituição estadual e outro que legalizaria a maconha.

Continua depois da publicidade

A última derrota presidencial republicana no estado aconteceu em 2012, após Barack Obama superar o candidato Mitt Romney. Nos dois pleitos seguintes, Trump superou Hillary Clinton e Joe Biden na região.

No estado ele tinha 56% dos votos, contra 43% de Kamala, com mais de 95% das urnas apuradas. Donald Trump possui um resort de luxo em Palm Beach, local onde votou e realizou seu comício da vitória.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estava acompanhando a apuração de votos junto do republicano. De acordo com a Folha, o resort de Trump possuia um salão de jantar para cerca de 60 pessoas, com placas com os nomes dos convidados, incluindo do bilionário Elon Musk e do deputado republicano Matt Gaetz.

Leia também

Veja fotos de Trump durante festa da vitória na Flórida após ser eleito presidente

Acompanhe a apuração em tempo real das eleições presidenciais nos Estados Unidos

De Musk a Kanye West: veja famosos que apoiam Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos