A Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis publicou nesta sexta-feira o edital de concorrência para o serviço de bicicletas compartilhadas de Florianópolis, prometido desde 2009. O documento foi tornado público 22 dias após ser anunciado pela Prefeitura. O secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri, fala sobre expectativas e o prazo para início de funcionamento do sistema.

Continua depois da publicidade

Entre o anúncio oficial do novo edital do sistema Floribike, em 30 de abril, até a publicação do mesmo no Diário Oficial do Município, foram 18 dias. Ainda assim, o edital completo só se tornou público quatro dias depois. Isso afeta o prazo inicial do início do funcionamento do serviço, para novembro?

Não afeta, seguimos com o mesmo prazo. Sabíamos da possibilidade de ajustes desde o início, por isso o cronograma foi montado prevendo janelas entre as etapas, com uma margem.

Floribike: como vai funcionar o compartilhamento de bikes

Continua depois da publicidade

Linha do tempo: implantação de aluguel de bicicletas se arrasta

O que a prefeitura aprendeu com o último edital, em que nenhuma empresa manifestou interesse por ser a operadora do Floribike?

A principal mudança foi a retirada da exigência em investimentos da empresa operadora na infraestrutura ciclística [no edital anterior era exigido que a empresa operadora fosse responsável pela ampliação da malha cicloviária, com investimentos em torno de R$ 5 milhões, na época]. Era muito caro. Agora a Prefeitura é que vai assumir essa parte e viabilizar o processo. Por isso também foi necessário ajustar o projeto e prever um início menor, e uma expansão mais cautelosa, sempre amparada por estudo.

Veja capitais que têm o sistema e são exemplos para Florianópolis

De quais órgãos será a responsabilidade de acompanhamento do sistema implementado?

Trabalhamos com uma gestão compartilhada e será assim no Floribike também. Há cooperação entre a Secretaria da Mobilidade Urbana, a Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, Ipuf e Secretaria de Obras, esta para executar de fato os projetos, como novas ciclovias e ciclofaixas.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre o Floribike

Qual o papel específico da Secretaria de Mobilidade Urbana?

Nosso papel é de gestão. Vamos acompanhar, regular e viabilizar a expansão do projeto. Contaremos com os demais órgãos para isso, e também com a conversa constante com movimentos cicloativistas, que foi determinante desde o início.

Qual a expectativa da Secretaria com a implementação do Floribike?

É muito grande. Vai ser o sistema complementar ideal para nossa cidade, pois atende uma demanda necessária: a dos pequenos deslocamentos. Usa-se carro ou ônibus para os grandes trajetos, e depois as bicicletas.

Leia as últimas notícias sobre Florianópolis no DC

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense