Pessoas que estão com a segunda dose de vacina contra a Covid-19 atrasadas há mais de dois meses vão perder o direito garantido à vacinação se não comparecerem aos postos até esta sexta-feira (18).

Continua depois da publicidade

Mercado Público de Florianópolis não apresenta plano contra incêndios e interdição volta à tona

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A informação vem sendo divulgada nas últimas semanas pela prefeitura de Florianópolis. O motivo é o fato de que a ausência dessas pessoas que têm a segunda dose pendente pode fazer com que vacinas sejam descartadas por perderem o prazo de validade.

Como o esquema de imunização exige duas doses, as vacinas destinadas à segunda aplicação, após quatro meses, ficam reservadas pelo sistema de saúde. Se as pessoas não comparecem, os imunizantes acabam não sendo usados e ficam sujeitos a ultrapassar o prazo de validade.

Continua depois da publicidade

Quem não comparecer até esta sexta-feira para tomar a segunda dose vencida há mais de dois meses dependerá da disponibilidade de estoque das vacinas, que vai considerar as doses reservadas para quem ainda está no prazo da imunização. A situação vale para pessoas que têm doses de Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.

Segundo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, 5 mil doses de vacinas da Astrazeneca e da Pfizer vencem já no próximo mês. Quem está com a segunda dose atrasada recebe contato do município alertando sobre a importância de completar o esquema vacinal.

* Com informações da prefeitura de Florianópolis e da NSC TV

Leia também

Samu tem edital com apenas um concorrente habilitado e SC deve antecipar novo contrato

Florianópolis tem “montanhas” de lixo no 6º dia de greve da Comcap; veja fotos

Greve em Florianópolis terá tentativa de conciliação na Justiça