Florianópolis foi escolhida para sediar o maior evento de design do Brasil, a 5ª Bienal Brasileira de Design, em maio de 2015. O anúncio oficial, assim como a divulgação do tema desta edição, será na próxima quinta-feira (13), às 19h, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na Capital.

Continua depois da publicidade

Durante o anúncio, será lançado pela SC Design o concurso nacional para a escolha da identidade visual desta edição. O evento na FIESC marca também o início de uma série de ações sobre o tema. Uma exposição de produtos com design catarinense vai percorrer o Estado a partir da próxima semana.

A Bienal Brasileira de Design procura apresentar o melhor da produção do design nacional no último ano, apontar tendências, provocar discussões, capacitar profissionais e promover o design como fator de competitividade para produtos e serviços nacionais.

Em 2006, a primeira edição realizada em 8 mil metros quadrados no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reuniu 35 mil visitantes, que puderam conhecer 600 produtos. O número de trabalhos expostos dobrou em 2008, em Brasília, quando a mostra atraiu 40 mil visitantes.

Continua depois da publicidade

Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com nove mostras espalhadas por seis espaços, entre pavilhões e parques, e teve como temática central “Design, Inovação e Sustentabilidade”. Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema “Diversidade Brasileira”. Uma decisão estratégica dos organizadores definiu que a quinta edição, em Florianópolis, seria em 2015, em função das eleições gerais que vão mobilizar o país em 2014.

O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e pela FIESC e promovida pela Associação Catarinense de Design (SC Design). A edição que está sendo preparada para 2015 vai focar na valorização do design como fator de competitividade para as empresas.

Florianópolis foi escolhida pelo Comitê Estratégico de Organização da Bienal (COEB) para sediar a quinta edição. O Estado tem o quarto maior parque industrial de transformação do país em número de empresas, um campo fértil para o design, segundo os organizadores. Os dados fazem parte do material elaborado pela SC Design, com o apoio do Sistema FIESC e do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Serviço

O quê: anúncio oficial de Florianópolis como cidade-sede da 5ª Bienal Brasileira de Design

Onde: Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)

Quando: 13 de junho, quinta-feira, às 19h