A Prefeitura de Florianópolis informou que vai aplicar multas em 54 pessoas que descumpriram isolamento ou se negaram a realizar coleta para exame de Covid-19. As multas serão no valor de R$ 1.250 cada. Os casos ocorreram entre a última sexta (16) e esta quarta-feira (21).

Continua depois da publicidade

> Hospital de Caridade suspende cirurgias eletivas por alta nos casos de coronavírus

Conforme a prefeitura, 40 moradores serão multados por descumprir isolamento. Eles haviam recebido orientação para ficar em casa por serem casos suspeitos de coronavírus, tiveram coleta domiciliar agendada para exame, mas, quando a equipe chegou ao local, as pessoas não estavam nas residências.

Já as outras 14 pessoas estavam em casa, mas se negaram a realizar a coleta para o exame de Covid-19, informou ainda a prefeitura.

O valor arrecadado com as multas, que nesses casos chega a R$ 67,5 mil, será revertido ao Fundo Municipal de Saúde para ser utilizado no Sistema Único de Saúde da Capital, segundo a administração municipal.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (22), ao divulgar a aplicação das multas, a prefeitura enfatizou a importância do isolamento para que “a situação epidemiológica do município seja controlada”.

> Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, deixa hospital após internação por Covid-19

No momento, Florianópolis vive novamente um aumento de casos de coronavírus. A cidade soma 16.926 casos confirmados e 143 mortes pela doença, conforme o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (21). São 994 casos ativos em acompanhamento, de acordo com o Covidômetro, instrumento de avaliação de risco que reúne dados sobre a doença na cidade.