Florianópolis vai exigir comprovante de vacinação contra o coronavírus aos frequentadores de bares, hotéis e eventos, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Gean Loureiro, em suas redes sociais. A imposição deve abranger atividades e espaços de grande circulação de pessoas, nos mesmos moldes da cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com publicação do prefeito, a regra passará a valer depois que a imunização alcançar todas as idades.
Loureiro não esclareceu, no entanto, se a medida leva em conta o ritmo de vacinação da Capital, do Estado, ou com base no Ministério da Saúde.
Ainda sem os termos estabelecidos, a medida também deve ser debatida em conjunto com os setores impactados por ela, de acordo com Loureiro: “Visitantes serão bem vindos, desde que protegidos, como nossa população está fazendo”.
Continua depois da publicidade
> “Não vamos deixar de usar máscaras neste ano”, diz secretário de Saúde de SC
Em Floripa teremos exigência de “passaporte de vacinação” p/ eventos, bares, hotéis, atividade de alto fluxo de pessoas. Construiremos em conjunto com setores e após todos terem chance de vacinar. Visitantes serão bem-vindos, desde q protegidos, como nossa população está fazendo.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) August 23, 2021
Comprovante de vacinação em SP
Algumas horas antes do anúncio de Gean Loureiro, a prefeitura de São Paulo informou que vai exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas que entrarem nos estabelecimentos da cidade. A medida na capital paulista vale para eventos, shoppings, restaurantes e demais locais fechados.
Por lá, o passaporte será apresentado por meio de um aplicativo. O cadastro vai emitir um QR Code para consulta. Quem não constar como imunizado no sistema em que houve o cadastro deve ser barrado na entrada dos estabelecimentos. Não foi informado, ainda, como deve ocorrer a fiscalização.
> Investigação sobre estupro e tortura de jovem em Florianópolis requer complementação, diz MPSC
Outros países
O Reino Unido já exige comprovante de vacinação completa para permitir que os moradores frequentem casas noturnas e demais espaços onde geralmente ocorrem aglomerações. A medida também já foi adotada pela Itália.
Continua depois da publicidade
Leia também
Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro tem alta do hospital após três dias internado
Bolsonaro vai discutir o fim do uso obrigatório de máscara com Queiroga
Terceira dose da vacina contra Covid-19: o que você precisa saber
SC tem 31 cidades com todos adultos vacinados com 1ª dose
SC autoriza vacinação de adolescentes em casos pontuais; entenda