Um estudo feito pela ONG Endeavor revela que Florianópolis é a melhor cidade do Brasil para a criação de empresas. Quatorze cidades foram avaliadas a partir de sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura. Cada cidade recebeu notas e quanto mais próximo de 10, mais favorável é o ambiente ao empreendedorismo.

Continua depois da publicidade

O tema foi amplamente discutido no Fórum Nacional Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti) – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) que ocorreu nos dias 4 e 5 em Florianópolis. O evento contou com a presença de autoridades como Alvaro Toubes Prata, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Glaucius Oliva, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ), Glauco Arbix, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e presidente do Confap, Sergio Luiz Gargioni, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), as maiores autoridades no assunto.

Os palestrantes reforçaram que os resultados do sucesso vistos hoje no universo tecnológico são um processo que vem ocorrendo em Santa Catarina há 30 anos e contam com o empenho de empresas e agências nacionais que visam a incentivar novos empreendedores e startups a investirem na criação e desenvolvimento de projetos inovadores. Tais projetos são provenientes de ramos diversos.

O evento promoveu parcerias e projetos voltados para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação e incluiu a entrega das estatuetas aos vencedores do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense 2014. Foram três os premiados na categoria Protagonista da Inovação, a qual concorreram Fabiana Vieira Lima, Gabriel de Freitas Nunes e Celso Panceri. O Prêmio foi criado em 2008 pela Lei Catarinense de Inovação e tem o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que promovem o conhecimento científico e tecnológico.

Continua depois da publicidade