As ruas e espaços públicos de Florianópolis deverão receber até o final do ano 20 totens de videomonitoramento com imagens controladas pela Guarda Municipal. Tratam-se de estruturas eletrônicas com câmeras fixas, alto-falantes e botão de contato direto com operadores na central. A guarda também deverá receber o reforço de 25 novos agentes até o fim do ano.
Continua depois da publicidade
As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira, no lançamento do Programa de Segurança da Capital. O planejamento inclui mais de cem ações, entre iniciativas futuras e outras já colocadas em prática.
Para contar com o uso dos totens, de modelo semelhante ao utilizado em Balneário Camboriú, a prefeitura ainda deverá lançar um edital de compra para o segundo semestre. Embora a previsão inicial seja de 20 equipamentos, deverão ser adquiridos até 50 aparelhos. Softwares de reconhecimento facial e de análise de comportamento deverão ser incorporados à central de imagens.
—Esse software permite que o próprio sistema identifique determinadas situações, como um acidente de carro, um incêndio ou uma arma que passe em frente da câmera, e imediatamente acione o observador para que possa tomar providências — explica o secretário de Segurança de Florianópolis, Alceu de Oliveira Júnior.
Durante o lançamento do programa, a Guarda Municipal recebeu 10 viaturas novas. Assim, a corporação passa a contar com uma frota de 25 veículos (15 alugados e 10 próprios).
Continua depois da publicidade
O reforço do efetivo da guarda também é planejado para o segundo semestre, com a previsão de convocação de 25 novos agentes. Atualmente, o grupo tem 162 servidores.
Escolas terão sistema de acesso
O Programa de Segurança de Florianópolis ainda prevê a implantação de um sistema de acesso nas escolas municipais. Seja por identificação facial, digital ou por meio de cartão, a ideia é de que a entrada e saída dos alunos seja controlada na passagem pelas catracas.
Assim, os pais dos estudantes poderão ser informados em tempo real sobre a chegada e retorno dos filhos, por exemplo. Pelo menos cinco colégios deverão receber o sistema até o próximo mês de agosto.