Estão abertas as inscrições para a seletiva catarinense do Red Bull Paper Wings. O evento, que será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 29 de abril, faz parte de um campeonato mundial, que tem como objetivo descobrir quem são os melhores na construção de aviões de papel.
Continua depois da publicidade
O campeonato oferece uma viagem para a Áustria, para o melhor de cada um dos 69 países onde há seletivas. Para chegar lá, no entanto, é preciso passar pelas seleções regionais, como a que vai ocorrer na UFSC.
Segundo a Red Bull, que organiza o evento, embora pareça brincadeira, o campeonato tem objetivos sérios. A empresa diz que, a partir dos modelos produzidos com uma folha de papel A4, muitos competidores acabam se apaixonando pela ideia e chegam até a seguir carreira na aviação, como mecânicos, engenheiros e pilotos.
Categorias
O campeonato é dividido em três categorias. Na primeira, os participantes vencem ao jogar o avião de papel o mais longe possível. Neste ano, o canadense Sean Quresé quem está liderando essa modalidade, com um voo que atingiu uma distância de 51,14 metros.
A segunda categoria é voltada para quem quer ver o avião voar o máximo de tempo possível, independente da distância. Atualmente, o topo do ranking é ocupado por um russo, que conseguiu fazer o avião ficar 20,98 segundos no ar.
Continua depois da publicidade
A última categoria é para os "aventureiros", que gostam de emoções e manobras. Nela, é preciso fazer o máximo de acrobacias possíveis para somar pontos e ficar à frente dos concorrentes.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Na mesma página, é possível acessar as regras de todos os eventos. Para quem quiser começar a pensar na construção dos melhores aviões, a Red Bull também disponibilizou um aplicativo, com várias sugestões de dobraduras para cada uma das categorias.