A prefeitura de Florianópolis irá criar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com atendimento 24 horas na Capital. O anúncio da criação ocorreu nesta terça-feira (24). O local irá funcionar junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Continente, no bairro Jardim Atlântico. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O início das obras depende do credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, a unidade terá 20 leitos e irá oferecer atendimento qualificado a pessoas com grave sofrimento psicológico. Florianópolis é a quarta cidade do Brasil a oferecer o serviço. 

As obras de adaptação na UPA do Continente irão custar R$ 500 mil, e o Caps precisará do mesmo valor por mês para se manter. O município disse que o local começa a funcionar quando a reforma for concluída e as equipes preparadas. 

— A implantação do Caps concretiza a rede de atenção psicossocial como possibilidade de atendimento qualificado às pessoas com quadros graves e intenso sofrimento, decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas — disse a secretária municipal de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a prefeitura de Florianópolis oferece acesso a cuidados com a saúde mental por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) composto por psiquiatras e psicólogos que apoiam Equipes de Saúde da Família (ESF). Essas equipes trabalham com os Centros de Saúde da Capital, que se divide entre os cinco distritos sanitários. Juntos, eles formam a Atenção Primária à Saúde (APS), que é o principal atendimento à população que precisa de assistência.

Leia também

“Shurastey or Shuraigow?”: acidente nos EUA mata jovem de SC e cachorro que viajavam de Fusca

Acolhimento de pessoas em situação de rua é intensificado em Lages

PM apura denúncia de abordagem violenta contra homem em situação de rua em Florianópolis; vídeo