O aniversário de Florianópolis terá pelo menos duas grandes novidades neste ano. A prefeitura divulgou nesta quarta-feira que os passageiros poderão circular de graça nos ônibus da cidade no dia 23 de março. E também será o primeiro ano de comemorações depois que passou a valer a nova data oficial para a fundação da Capital.
Continua depois da publicidade
Em setembro do ano passado, a Câmara Municipal derrubou veto do prefeito Cesar Souza Júnior ao projeto de lei 15.709/15, que determina, para fins oficiais, que a fundação da cidade ocorreu em 1673 — e não em 1726, como era considerado anteriormente. Dessa forma, Florianópolis completa 343 anos no fim do mês, ao passo que havia completado 289 anos em 2015.
Greve não afetará comemorações, diz prefeito
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Cesar Souza Júnior também garantiu que a greve dos servidores municipais não afetará as festividades. Ao todo, serão 97 eventos na cidade, em programação que começou no dia 1º e se estende até 13 de abril.
Continua depois da publicidade
— Independente da mobilização, os eventos não serão prejudicados. A greve em nada vai afetar a programação — afirmou o prefeito.
Entre os eventos, destacam-se o corte do bolo de aniversário e apresentações culturais na Avenida Beiramar Norte, no dia 23 de março. O Projeto Tamar na Barra da Lagoa terá entrada franca. Também serão oferecidas aulas gratuitas de stand-up paddle, ginástica, yoga e krav magá, além de diversas atividades para crianças.
Na noite anterior, haverá apresentação das velhas guardas das escolas de samba da Capital. Entre os dias 17 e 18 de março, está previsto ainda um grande feirão de empregos no Centro, próximo ao Ticen.
Continua depois da publicidade
O investimento da Prefeitura será de R$ 20 mil, o restante é resultado de parceria público-privada,
Horário de sábado
Durante o dia de 23 de março, quando ocorrerá o passe livre, os ônibus circularão em horário de sábado. O mesmo ocorrerá no dia 25 de março, feriado de Sexta-Feira Santa. Neste dia, haverá encenação da Paixão de Cristo na escadaria da Catedral.