As encostas de Florianópolis que ficam na SC-404, no Morro da Lagoa da Conceição, e na SC-406, na Barra da Lagoa, vão receber obras de contenção. De acordo com a secretaria de Estado de Infraestrutura, serão quatro pontos em cada rodovia que receberão reforço para evitar delizamentos. A obra, que teve a ordem de serviço assinada nessa terça-feira (16), deve ser concluída até o início do segundo semestre deste ano.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
O investimento será de R$ 2,6 milhões, por meio de repasse do governo federal, a partir de uma articulação da Defesa Civil. A obra será feita em pontos considerados críticos, com indícios de desmoronamentos.
– Vamos fazer a intervenção para estruturar a encosta. Nossa preocupação é com a segurança viária, no caso de fortes chuvas, como tem acontecido no Estado, para evitar que a população fique exposta ao risco de deslizamento – explicou o secretário de Estado da Infraestrutura Thiago Vieira.
> Prazo para adequar terminal que abriga índios em Florianópolis encerra nesta quarta
Continua depois da publicidade
Na SC-404, no Morro da Lagoa, a contenção será instalada em quatro pontos, localizados entre o km 4 e o Km 5, próximo à Escola Sarapicuá. Na SC-406, na Barra da Lagoa, a obra será em outros quatro locais, entre o km 19 e o km 20, próximo ao mirante da Praia Mole.
Conforme Vieira, cada um dos oito pontos que compreendem a obra exigem uma solução específica. Entre elas está o serviço de bate-choco, que identifica onde a rocha está descompartimentada e permite a remoção do material solto. Após esta técnica, telas de alta resistência, que evitam delizamentos, serão instaladas, como foi feito na Serra do Rio do Rastro.
> Florianópolis tem hospitais com UTIs lotadas e maior número de casos ativos de covid-19 em SC
Outra estratégia, que também será adotada em alguns pontos, será o muro de gabião, que usa telas retangulares, presas a um conjunto de pedras. O entrelaçamentos dessas telas forma uma grande parede de reforço.
– Com a obra, não haverá grande interferência no trânsito, num primeiro momento. Agora, depois da assinatura da ordem de serviço, tem uma fase de mobilização da empresa, cerca de 30 dias, em que ela estrutura seu canteiro de obras para começar a execução. A estimativa é que no início do segundo semestre a obra esteja concluída – afirmou Thiago Vieira.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário, os trabalhos devem ocorrer durante o dia, pois alguns serviços vão exigir visibilidade dos operários, mas ainda assim não deve haver impacto no trânsito. A execução está a cargo da empresa MLA Construções, de Palhoça, a mesma que reconstruiu as galerias da SC-401.
Leia mais:
>SC confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus
> Tiros e barricada na SC-401 em Florianópolis foram motivados por protesto, diz polícia