A campanha Outubro Rosa da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc – Amor e União Contra o Câncer), em Florianópolis, começou o cadastramento de mulheres mastomizadas para a cirurgia de reconstrução de mamas gratuita. As mulheres cadastradas neste ano vão fazer a cirurgia em 2023.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Florianópolis e região no WhatsApp

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença e representa 11,7% dos casos no mundo, segundo a OMS. No Brasil, a estimativa para o período entre 2020 e 2022 é de 66.280 novos casos por ano, de acorco com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença, mas podem ser locais, com retirada cirúrgica da mama e radioterapia, ou sistêmicos, a partir de quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. O tratamento completo e a mamografia, principal exame para detecção da doença, são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Em 20 anos, mortes por câncer de mama crescem 158% em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Apesar de ser um direito das mulheres mastectomizadas, assegurado pela Lei nº 12.802 de 25/04/2013, muitas mulheres encontram dificuldades em ter acesso à cirurgia de reconstrução e simetrização das mamas, principalmente por não terem condições de utilizar o sistema paricular. 

A cirurgia pode ser feita junto com a mastectomia ou após o tratamento, dependendo da saúde de cada paciente. Durante a pandemia de coronavírus, em 2020, o serviço chegou a ser interrompido pelo SUS, por se tratar de uma cirurgia eletiva.

— Esse direito [da reconstrução] da paciente deveria ser imediatamente após a cirurgia. Infelizmente isso ainda não é respeitado e a gente se depara com mulheres que estão há cinco, dez ou quinze anos sem mama, sonhando em ter uma mama, mas infelizmente não tem recursos pra poder fazer — comentou o Dr. Henrique Muller, médico cirurgião plástico que faz as cirurgias de forma gratuita, à NSC TV.

Na região da Grande Florianópolis, o mutirão de cirurgias é feito anualmente em outubro, desde 2011. Ao longo dos mais de 10 anos, já foram feitos mais de 52 procedimentos, todos de graça. Ele é destinado a mulheres que tiveram câncer de mama, fizeram o tratamento do câncer pelo SUS e não são fumantes. 

Continua depois da publicidade

As mulheres interessadas em se cadastrar para o mutirão devem entrar em contato com a Amucc pelo e-mail amucc@amucc.org.br ou pelo WhatsApp (48) 3025-7185. Em seguida, a Associação irá requisitar mais informações para o cadastro. 

— É feita uma ficha com os dados da pessoa e ela é submetida a uma valiação. Se tiver condições, ela fica no cadastro para entrar nosso mutirão de reconstrução mamária — explicou a diretora voluntária da Amucc Jurema Santos à NSC TV.

Câncer de mama: Santa Catarina tem segunda maior taxa de incidência da doença no país

Em 2022, o mutirão de reconstrução mamária está marcado para começar dia 22 de outubro e contará com três mulheres. Elas vão fazer a cirurgia gratuitamente no Hospital Casa de Saúde São Sebastião. Segundo a organização, a prioridade são pacientes da Grande Florianópolis. Neste ano, porém, duas são de outros municípios fora da região e uma delas é moradora de Brusque. 

A ação voluntária faz parte da campanha Outubro Rosa, “A Gente Se Cuida”, que começou no dia 30 de setembro com um evento de divulgação, no Mercado Público de Florianópolis. Além do médico cirurgião voluntário, o Dr. Henrique Muller, o mutirão de cirurgias conta também com a participação da Serviços Integrados de Anestesiologia (Sianest), Casa São Sebastião e Motiva (Próteses). 

Continua depois da publicidade

Leia também

Do diagnóstico ao tratamento: a força das mulheres que enfrentam o câncer de mama

Live do NSC Total tira dúvidas sobre câncer de mama no outubro rosa