A Prefeitura de Florianópolis está monitorando as condições meteorológicas previstas para os próximos dias na Capital, porém o volume de chuva deve ser menor do que no restante do Estado. Segundo a Epagri/Ciram, neste fim de semana, a previsão é que a taxa de precipitação deva alcançar cerca de 12 mm no sábado (7) e ficar entre 40 mm e 46 mm no domingo (8).
Continua depois da publicidade
Mesmo com o volume de chuva em Florianópolis sendo menor que o resto do Estado, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil estão promovendo ações de precaução para possíveis ocorrências relacionadas à ação das chuvas.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As equipes da Defesa Civil atuarão em regime de plantão para atender eventuais ocorrências. Os cuidados serão intensificados nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo encharcado e com ruas alagadas. Além disso, a Prefeitura destaca que disponibilizará máquinas, incluindo hidrojatos, caminhões e escavadeiras, para percorrer as vias que possam apresentar problemas de alagamento, visando a rápida resolução de possíveis problemas.
Chuvas em SC: contato com águas de enxurrada traz riscos para a saúde
Continua depois da publicidade
O superintendente da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, enfatiza:
— Vamos monitorar as previsões de hora em hora para que todo possível impacto seja minimizado.
Caso haja pessoas desalojadas, equipes da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis estarão de prontidão para eventuais acolhimentos. Será colocado em prática o Protocolo de Contingências, para abrigar as pessoas temporariamente. Serão três abrigos: Fucas, NEIM Anísio Teixeira e o Conselho Comunitário do Rio Tavares. Inicialmente, estes abrigos tem capacidade para 150 pessoas.
Como ficam as aulas na UFSC
A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convocou uma reunião de emergência para a tarde de domingo (8), com o objetivo de avaliar os efeitos das chuvas no campus de Florianópolis e determinar se as atividades acadêmicas e administrativas na próxima semana serão viáveis.
Uma equipe da Prefeitura Universitária (PU) estará de plantão no domingo para avaliar os efeitos da chuva no campus. A Reitoria emitirá um comunicado após a avaliação, sobre as atividades acadêmicas e administrativas. Em campi fora da sede, a decisão será tomada pelas respectivas direções. A orientação é verificar atualizações no site da UFSC e nas redes sociais a partir das 19h de domingo. Para mais informações, acesse o portal ufsc.br.
Veja fotos de como ficou a Universidade:
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Mais de 70 cidades foram afetadas pelas chuvas e 28 decretaram emergência em SC
Voluntários ajudam moradores a recolher móveis de casas alagadas pela cheia em Blumenau