A partir desta quinta-feira, os 140 mil usuários diários do transporte público da Capital terão sinal de internet sem fio (wireless) gratuito no Ticen, no centro da cidade. O acesso, porém, será limitado em uma hora por dia a cada usuário.
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A liberação faz parte do projeto de implantação de um sistema de inteligência para os passageiros pelo consórcio Fenix, concessionária responsável pelo serviço em Florianópolis, e será estendida gradualmente aos cinco demais terminais da cidade até o final do ano.
Os ônibus executivos também disponibilizarão o acesso, porém ainda não há um prazo estabelecido.Para acessar a internet, os usuários precisam selecionar a rede fenixconecta e preencher um cadastro que será validado em até 48 horas. Segundo o Consórcio, inicialmente, todos os usuários poderão ter acesso, porém, em 60 dias, o sistema vai solicitar um número de cartão Passe Rápido para validação e, caso este não seja informado, a navegação será bloqueada até a regularização.
De acordo com o coordenador técnico do Consórcio Fênix, Rodolfo Guidi, o acesso à rede gratuita vai facilitar a busca dos usuários por informações do transporte público.
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— Será de extrema utilidade para os nossos usuários, especialmente no acesso a informação do futuro sistema de ajuda à operação (SAO), contendo horários previstos, mapas, itinerários e diversas outras informações de funcionamento do sistema.
Confira as questões mais importantes envolvendo o acesso à rede fenixconecta:
1) Como posso ter acesso à rede?
*Identifique e selecione a rede fenixconecta no seu aparelho (smartphone, tablet ou computador).
*Será preciso preencher um cadastro com o seu CPF, além da criação de um login de acesso e senha. É necessário um email válido para realizar o cadastro. Daí em diante, em cada novo acesso, a rede solicitará apenas o login (e-mail) e senha.
*Ao se cadastrar, um email de ativação será enviado para o endereço informado, e o cliente tem 48 horas para validar o mesmo. Durante estas 48 horas, o acesso a rede é liberado para navegação normalmente.
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* Caso em 48 horas você não realize a confirmação, o cadastro será cancelado e será necessário reiniciar o processo.
* É necessário estar em um dos terminais e conectar-se à rede “fenixconecta” para realizar o cadastro. A conexão não pode ser realizada através de outras redes ou mesmo pelo site do Consórcio.
* É importante ressaltar que o aparelho do cliente deve estar com o compartilhamento de conexão desabilitado. Esta é aquela opção que você liga para usar a navegação do seu 3G de celular em seu notebook, por exemplo. Caso a mesma esteja habilitada, os sistemas de segurança do fenixconecta podem impedir o seu aparelho temporariamente de utilizar a rede do terminal.
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2) Todo cliente do sistema pode usar o fenixconecta?
Inicialmente sim, bastando o usuário ter um dispositivo compatível com o sistema wifi e realizar o seu cadastro no sistema. Porém, em 60 dias, o sistema vai solicitar um número de cartão Passe Rápido para validação. Caso este não seja informado, a navegação será bloqueada até regularização. É necessário informar um número válido de cartão, que tenha sido usado pelo menos uma vez nos últimos 40 dias (seja para recarga, seja para passagem). O número a ser informado é o código pequeno que aparece no rodapé dos cartões (pode variar de 8 a 10 dígitos).O Consórcio optou por esta solução para permitir ao cliente que providencie seu cartão passe rápido caso ainda não o possua.
3) Porque preciso me cadastrar com o CPF?
Essa é uma exigência legal, prevista no Marco Civil da Internet, para identificar os usuários da rede fenixconecta. Sem o CPF não será possível realizar o cadastro e, consequentemente, a navegação, conforme determina a lei.
4) Posso utilizar minha conta em mais de um aparelho?
Sim. A navegação é controlada por login e senha pessoal, o que possibilita a navegação em mais de um aparelho, seja smartphone, tablet ou computador. Porém, caso o usuário use seu login e senha em um aparelho que não de sua propriedade, passa a ser responsável pela navegação do terceiro. É importante ressaltar que dois aparelhos diferentes não podem usar o mesmo login simultaneamente.
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5) Qual será o procedimento para turistas estrangeiros?
O Consórcio Fênix está estudando como fazer o cadastro de turistas estrangeiros de forma a garantir o cumprimento do Marco Civil da Internet.
6) Quanto tempo terei de internet gratuita?
Cada usuário tem o direito a usar o serviço uma hora por dia para cada terminal do sistema integrado, não cumulativo. Ou seja, se eu passo por dois terminais, o tempo de conexão restante do terminal anterior não se transfere para o próximo. Este tempo de uma hora é baseado no limite máximo médio para conexão dos veículos em terminais de integração. O tempo começa a contar do momento de login do cliente na rede com seu e-mail e senha, em cada terminal.
7) Qual a velocidade de conexão disponível na rede fenixconecta?Disponibilizamos uma rede de fibra ótica conectando todos os terminais, dedicada sob demanda. Isso permitirá o acesso a uma ampla oferta de conteúdo informativo, restringindo apenas os downloads de materiais mais pesados, como filmes ou aplicativos específicos.
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8) Quando teremos internet em todos os terminais?
O acesso à internet pela rede fenixconecta estará disponível em todos os terminais até o fim de 2016. A disponibilidade de sinal em cada terminal será divulgada pelo Consórcio Fênix conforme implantação.