Florianópolis é a primeira cidade brasileira a contar com sinal wi-fi em telefones públicos. Nesta quinta-feira, a prefeitura da Capital assinou convênio com a operadora Oi para instalar 30 orelhões com acesso à internet até o final do ano. O primeiro, aparelho, colocado em frente à Catedral, no Centro, já está em pleno funcionamento.
Continua depois da publicidade
O executivo de Relações Institucionais da Oi, Gonzalo Pereira, afirma que a cidade foi escolhida para estrear o serviço no país pelo alto número de moradores conectados. Segundo ele, a operadora considerou a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 2012, que destacou Florianópolis como a capital com a maior inclusão digital do Brasil.
– É uma cidade onde as pessoas compreendem a forma de utilização da internet wi-fi. Não precisaríamos nos preocupar em desenvolver essa cultura antes de instalar os aparelhos – observou Pereira
Primeiro telefone tem média de 130 acessos diários
Continua depois da publicidade
E Florianópolis não decepcionou. A Oi mediu o uso do protótipo instalado no Largo da Catedral, em outubro do ano passado, e identificou uma média de 130 acessos diários no período até 28 de fevereiro, com pico de 312 utilizações ao dia.
O serviço oferece internet gratuita e ilimitada para clientes Oi Velox, Oi Velox 3G, Oi Dados, Oi Conta Total e Oi Smartphone. A operação dos telefones públicos da cidade é exclusiva da companhia. O secretário de Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Rui Gonçalves, conta que uma das exigências da prefeitura foi um acesso mais abrangente.
15 minutos gratuitos para todos
Clientes de qualquer companhia podem utilizar o wi-fi dos orelhões, gratuitamente, por 15 minutos. Os 30 pontos dos outros orelhões ainda não estão definidos. Mas o secretário afirma que cem locais já estão no mapa para a instalação. Segundo ele, a expansão do serviço, em Florianópolis, vai depender do impacto da iniciativa neste primeiro momento.
Continua depois da publicidade
O secretário de Ciência e Tecnologia explica que a ação faz parte de um programa que está instalando rede de fibra ótica em toda a cidade e levando sinal wi-fi a centros comunitários e outros locais públicos.
A operadora Oi tem um aplicativo gratuito que faz a conexão automática do smartphone ou tablet, sempre que estes estiverem na área de cobertura, e oferece um mapa com os pontos de acesso listados em ordem de proximidade. O executivo da Oi afirma que há a intenção de expandir o serviço para outras cidades de SC, mas que a prioridade é levá-lo às outras capitais.