Florianópolis é uma das seis capitais brasileiras com tendência de crescimento para a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a longo prazo, aponta o novo Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo sobre infecções com sintomas respiratórios que podem incluir a Covid-19 foi publicado nesta quinta-feira (15). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com os pesquisadores, a capital catarinense está com uma tendência semelhante a Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Teresina (PI). Entre elas, o cenário que predomina é de oscilação.

Apesar disso, Santa Catarina e outras 22 unidades federativas apresentam sinal de queda na tendência de longo prazo. O Estado catarinense também apresentou tendência de diminuição dos casos de SRAG a curto prazo. 

Para o levantamento, o indicador de longo prazo permite avaliar a tendência suavizando o efeito de eventuais oscilações entre semanas consecutivas, algo natural em dados de notificação. Já o de curto prazo permite identificar possíveis alterações no comportamento de longo prazo, mas que necessita de uma interpretação mais cautelosa.

Continua depois da publicidade

Apenas 15% dos domicílios de SC participaram do Censo a menos de dois meses do fim

Esta edição do estudo também concluiu que o crescimento de casos de SRAG em crianças e adolescentes, que teve alta entre julho e agosto, já dá sinais de interrupção ou reversão para queda em diversos estados do país. 

Como não há dados de laborátorio que indiquem contaminação por Covid-19, a suspeita é que o aumento de registros da síndrome tenha sido influenciada por vírus respiratórios comuns ao ambiente escolar e a retomada das aulas após o período de férias.

Situação no Brasil

Em 2022, já foram notificados 234.823 casos de SRAG no país. Desses, cerca de 114 mil (48,7%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Outros 95 mil (40,6%) testaram negativo. Ao menos 14.424 (6,1%) estavam aguardando resultado laboratorial até 12 de setembro.

Inscrições para concurso do INSS com salário de até R$ 5 mil começaram

Entre os testes positivos para vírus, 79,3% são Covid-19, 4,4% são Influenza A, 0,1% Influenza B, 9% vírus sincicial respiratório (VSR). 

Continua depois da publicidade

Nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 63% Covid-19, 5,9% Influenza A, 0,4% Influenza B, 6,7% vírus sincicial respiratório.

Leia também 

Motociclista vai abastecer e derruba bomba de gasolina em SC

Ensino médio tem queda de 5% no número de matrículas, mostra pesquisa

SC tem 42 candidaturas consideradas inaptas para as eleições