As chuvas que caíram em Florianópolis durante o mês de janeiro somaram um volume nunca antes visto na história da Capital. Foram 686,4 milímetros de chuva registrados na estação meteorológica da Casan, que fica na região central da cidade. A quantidade total é mais que o dobro da média climática esperada para o mês, que seria entre 200 e 250mm.
Continua depois da publicidade
> Florianópolis registra alagamentos, deslizamentos e mortes por soterramento
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, o último recorde registrado nas cidades da Grande Florianópolis foi em janeiro de 2018, quando a estação de Jurerê, no Norte da Ilha de SC, marcou 652mm de chuva. Desde então, nenhuma outra cidade da região teve acúmulos tão altos em um único mês.
– É o maior valor mensal que se tem registro nas estações meteorológicas das cidades da Grande Florianópolis. Somente no domingo, dia 24, foram 250 milímetros, o que equivale ao esperado para todo o mês – disse.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Além da Capital catarinense, outra cidade teve volumes consideráveis para o mês. Racho Queimado foi outro município que bateu recorde, com 445,6mm.
Chuva na Serra de SC
As cidades de Urupema e Urubici somaram acumulados antes nunca vistos nas cidades nos meses de janeiro. Foi um total de chuva de 391,2mm para a primeira e de 340mm para a segunda.
Leia também
Chuva forte destrói 14 pontes e deixa 2,5 mil pessoas isoladas em Alfredo Wagner
Ao menos 14 cidades de SC devem decretar emergência após estragos com chuvas, diz Defesa Civil
Ruas de Florianópolis passam por obras após estragos causados pela chuva
Alagamento na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, atinge casas e arrasta carros