O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que Florianópolis registrou recorde de chuvas no mês de outubro. De acordo com o órgão, o volume de chuva acumulado no último mês na Capital de Santa Catarina foi de 419,6 milímetros. O número ultrapassou a chuva histórica de outubro de 1997, quando o volume de água registrado foi 339 milímetros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Florianópolis, o volume de chuva registrado no último mês foi mais do que o dobro da média para o mês de outubro de 153 milímetros, diz o Inmet.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, São José, na Grande Florianópolis, também quebrou o recorde de chuvas em outubro. O mês já atingiu 399,4 milímetros, contra 289,6 milímetros de 2015.
Outubro também foi de chuva histórica em outras capitais do Brasil
Além de Florianópolis, outras capitais registraram recorde no volume de chuva em outubro de 2023. Em Curitiba, capital do Paraná, o volume de chuva de 559,8 milímetros fez com que a cidade registrasse o maior volume de chuva dos últimos 26 anos. A média de chuvas em Curitiba para outubro é de 144 milímetros.
Continua depois da publicidade
A capital paulista também teve recordes de chuva em outubro e registrou o maior volume em 80 anos, diz o Inmet. O acumulado de chuva foi de 356,0 milímetros, 180% acima da média.
Novembro também será marcado por chuvas acima da média
Após um outubro marcado por temporais em Santa Catarina, a previsão é de que as chuvas se mantenham acima da média em novembro. Historicamente, o mês tem menos chuvas que outubro. Neste ano, porém, o último trimestre terá o pico do fenômeno El Niño no Estado, que pode influenciar no aumento do volume de chuvas.
A média mensal de chuvas deve variar entre 130 a 180 milímetros em novembro. No entanto, a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, frisa que em outubro a previsão era de chuvas de até 250 milímetros no Oeste catarinense, mas acabou passando de 400 milímetros, por conta do El Niño.
Sob influência do El Niño, novembro terá chuva acima da média e episódios de frio em SC
— A tendência é não chover tanto, mas mesmo assim vai ter chuvas com totais mais elevados — diz Marilene de Lima.
Continua depois da publicidade
As temperaturas em novembro subirão pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente. Podem ainda ocorrer episódios de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
O último trimestre do ano também diminuirá as condições favoráveis aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil. Os primeiros dias do mês, porém, verão a passagem de um ciclone extratropical e de uma frente fria por Santa Catarina.
Veja fotos dos estragos causados pela chuva
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Cidades de SC que decretaram calamidade pública pelas enchentes recebem R$ 600 mil
Mafra volta a ter cheia em rio, alagamentos e moradores desabrigados mesmo sem chuva