Dentre as três capitais do Estados do Sul do Brasil, Florianópolis foi a que registrou os menores índices de abstenção e votos brancos e nulos. Já Porto Alegre registrou a segundo maior abstenção entre as 26 capitais brasileiras, apenas atrás do Rio de Janeiro. Veja abaixo o gráfico completo.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, 12,25% dos eleitores não compareceram para votar. O índice é o sexto menor em comparação com as outras capitais, e abaixo dos 17,58% da média nacional em todas as cidades brasileiras.
Dos que registraram o voto, 3,49% optaram pelo branco, o que representa a 12ª colocação entre as menores. Os votos nulos na capital catarinense foram de 7,12%, o 10ª menor índice.
Em Porto Alegre a abstenção foi de 22,51%, os votos nulos representaram 8,8% e o brancos 7,01%, o segundo maior do país entre as capitais, somente atrás de Belo Horizonte (MG). Entre os votos nulos, Aracaju teve o maior registro de votos nulos, com 16,60%.
Os menores índices de abstenção, brancos e nulos nas capitais foram registrados em Manaus (AM), 8,59%, Rio Branco (AC), 1,59%, e São Luís (MA), 4,49%, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Um dos registros curiosos no país ocorreu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde a maioria dos eleitores votou em brancos e nulos. Os dois índices representaram 24,64%, enquanto os dois candidatos mais votados, José Nanci (PPS) e Dejorge Patricio (PRB) tiveram 20,46% e 20,24%. Como as eleições contam apenas os votos válidos, onde não entram os brancos e nulos, os dois vão fazer o segundo turno na cidade.