O tempo em Florianópolis nesta quarta-feira (28) foi uma montanha-russa meteorológica. Durante a manhã, um forte temporal alagou ruas e deixou motoristas ilhados no trânsito. Ao meio-dia, o céu ficou azul e as temperaturas chegaram a 30ºC. Mais tarde, no meio da tarde, a Ilha de Santa Catarina teve chuva novamente. As mudanças aconteceram de forma brusca e estão relacionadas com uma frente fria que está sobre o Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O meteorologista Clóvis Corrêa, da Epagri, explica que o dia na Capital começou sob influência de uma instabilidade vinda da região Oeste. Ao longo da manhã, uma frente fria se formou entre Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul e provocou o temporal.

— Apesar de atuar em uma área pequena, a frente fria teve forte intensidade e curta duração — explica Corrêa.

O acumulado na primeira chuva do dia foi de 56 milímetros. Um motorista ficou ilhado na Avenida Engenheiro Max de Souza, no bairro Coqueiros, e bairros de Palhoça e da capital ficaram sem luz por conta do tempo. Ruas da região Norte e Sul da Ilha ficaram alagadas.

Continua depois da publicidade

Veja as festas de Réveillon em Florianópolis neste fim de ano

Bairro Córrego Grande ficou cheio de lama (Foto: Fernanda Moro/NSC)

No entanto, o temporal passou rapidamente. O meteorologista afirma que a chuva cessou quando a frente fria desviou para o oceano. Por não ter mais fenômeno relacionado a instabilidade atuando sobre a cidade, o tempo abriu e o céu ficou azul.

Polícia confirma morte por afogamento em naufrágio em SC e investigação avança

Tempo abriu em Florianópolis após temporal (Foto: Tiago Ghizoni/Diário Catarinense)

Algumas horas depois, o tempo voltou a ter nuvens e demonstrar mais um momento de instabilidade. Segundo Corrêa, a precipitação da tarde foi causada pelo final da frente fria que foi direcionada ao mar.

Temporais de verão neste ano

O temporal de verão, como o que aconteceu nesta quarta (28), pode se repetir ao longo do verão, conforme o meteorologista da Epagri. Porém, não deve ser todos os dias ou com grande frequência.

Outro fenômeno que pode acontecer ao longo do verão são as pancadas de chuva por conta do calor. Com duração dentre uma hora e 30 minutos, a precipitação é uma das características da estação do ano.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do motorista ilhado no acesso à Via Expressa

Leia também

População de SC é a 3ª que mais cresceu no país; veja as cidades com mais habitantes

Balneário Camboriú prevê movimentação de R$ 700 milhões no Réveillon 2023

Como curtir o Réveillon de graça em Santa Catarina