O índice FipeZap – que acompanha o preço de venda dos imóveis em 20 cidades brasileiras – revelou que Florianópolis é a líder na lista no aumento do valor do m² no ano. De janeiro a agosto, houve crescimento de 4,09% no preço dos imóveis da capital. A inflação (IPCA) no mesmo período foi de 5,4%.

Continua depois da publicidade

No mês de agosto, a cidade ainda ficou entre os cinco municípios da pesquisa que registraram aumento acima do valor da inflação do período. Hoje, Florianópolis é a 5ª cidade mais cara, com o preço de R$6.555 por m². As primeiras quatro da lista são, nesta ordem, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Niterói (veja gráfico abaixo com valor por cidade).

Rio de Janeiro e Niterói, apesar de ainda estarem entre as cidades mais caras, tiveram queda neste ano entre janeiro e junho, de 2% e 1.9%, respectivamente.

Nos últimos 12 meses, o índice FipeZap apresentou redução de 0,03%. Tendo em vista que a inflação para o período é de 8,95%, o preço médio anunciado do apresentou queda real de -8,24%. A média atual do preço do m² nas 20 cidades pesquisadas é de R$7637.

Continua depois da publicidade