A prefeitura de Florianópolis inaugurou nesta quarta-feira (04) o Centro de avaliação, reabilitação e desenvolvimento da aprendizagem (Cedra), que é uma iniciativa das secretarias de assistência social, educação e saúde. O serviço ajuda estudantes da rede municipal de ensino, com dificuldades no desenvolvimento escolar.
Continua depois da publicidade
No Cedra é realizada avaliação, diagnóstico e acompanhamento de estudantes da rede municipal de ensino de até 15 anos incompletos com suspeita dos seguintes transtornos do neurodesenvolvimento: Transtornos Específicos da Aprendizagem, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual Leve/limítrofe.
O secretário de Educação, Maurício Pereira, explica que o atendimento começa na escola, quando o aluno com algum transtorno é encaminhado à unidade de saúde do seu bairro. Na sequência, a partir o preenchimento de um formulário, os pais são informados do atendimento no Cedra, que funciona no Centro de Educação Continuada.
O serviço é formado por uma equipe multiprofissional de pedagoga, psicóloga, pediatra, fonoaudióloga, neurologista, psiquiatra e assistente social. O fluxo de entrada é feito por meio do grupo de escuta, uma articulação entre as unidades educativas, centro de saúde e demais serviços de assistência.
Continua depois da publicidade