Ao menos 49 casos suspeitos da variante Ômicron estão sendo investigados em Florianópolis, e a contaminação pode ter ocorrido em dois bares da cidade. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justos da Silva, o Dr. Paraná, em entrevista à CBN Total. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O secretário explica que as amostras já foram enviadas ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para o sequenciamento genético e identificação da variante. Ainda não há prazo de quando sairá o resultado. Além disso, a secretaria investiga quatro surtos de Covid, que também teriam ocorrido em estabelecimentos.
> Florianópolis lidera casos ativos de Covid em SC em meio à temporada de verão
— Por que a gente suspeita [em relação aos bares]: a característica da Ômicron é uma transmissibilidade exarcebada. Enquanto nas outras, se tinha uma pessoa contaminada, você tinha a possibilidade de ter outras três infectadas em um bar, por exemplo. Com a variante, você multiplica isso por 10. O que nos levou essa suspeita foi um grande número de contaminados, em um mesmo dia, entre funcionários e frequentadores — explica.
Continua depois da publicidade
O Dr. Paraná diz, ainda, que só em um dos estabelecimentos foram identificados 17 casos suspeitos da Ômicron.
Confira a entrevista completa à CBN Diário:
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que o monitoramento dos casos é de responsabilidade do município e que a investigação está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.
Paraná ressalta, ainda, que o surgimento de casos suspeitos vem sendo acompanhado pela secretaria, principalmente para a tomada de decisões em relação à pandemia.
— Há cerca de 40 mil pessoas em Florianópolis que ainda não estão vacinadas, principalmente na faixa etária mais jovem. Então, isso nos preocupa bastante. Estamos acompanhando esses dados para tomar a decisão — reforça.
Continua depois da publicidade
> Gripe ou Covid-19: saiba a diferença entre os sintomas
Um caso da Ômicron foi confirmado em SC
O primeiro caso da variante Ômicron em Santa Catarina foi confirmado na terça-feira (21). O paciente é um homem de 66 anos, morador de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, que retornou de uma viagem da África do Sul no início deste mês. Ele teve sinais leves da doença e já está recuperado, segundo a Dive.
Até o dia 21 de dezembro, 56 casos da variante são investigados em Santa Catarina, em nove municípios. O Estado chegou a divulgar que em Florianópolis eram 46 suspeitas, porém, a Prefeitura alega que são 49. Os demais casos suspeitos são em:
- Balneário Camboriú – um caso suspeito;
- Biguaçu – dois casos suspeitos;
- Camboriú – um caso suspeito;
- Palhoça – dois casos suspeitos;
- Canoinhas – um caso suspeito;
- Santo Amaro da Imperatriz – um caso suspeito;
- São Francisco do Sul – um caso suspeito;
- São José – um caso suspeito.
Ainda não há prazo do resultado da coleta dessas amostras. A Dive disse que, até está segunda-feira (27), não havia a confirmação de outros casos da variante no Estado.
Continua depois da publicidade
Leia também:
SC é contra prescrição médica para vacinar crianças e apoia outros estados
Quatro a cada dez municípios de SC não tem casos ativos de Covid-19; veja lista
Fiscalização e liberação de eventos em SC passa a ser responsabilidade dos municípios