Até quinta-feira, uma comissão formada por prefeitura, bombeiros, Polícia Civil e Ministério Público deve ter em mãos o mapeamento das casas noturnas de Florianópolis e, a partir dele, elaborar um cronograma de fiscalização.
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E a visita a essas casas se faz urgente, principalmente depois de os bombeiros, em uma reunião a portas fechadas, na tarde de segunda-feira, terem apresentado um número preocupante que as autoridades da prefeitura desconheciam: há 47 casas noturnas com alvará irregular na Capital e que, na prática, não deveriam estar funcionando.
Os números constam em um levantamento apresentado pelo tenente Anderson Medeiros Sarte, chefe da seção de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros em Florianópolis.
Segundo ele, os 47 irregulares fazem parte de um total de 65 alvarás dos bombeiros na Capital. Destes, 18 estão regulares e de acordo com as normas da legislação.
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O tenente garantiu que nem todas as desconformidades abrangem quesitos de segurança que possam levar a se imaginar o pior. Exemplificou apontando que a irregularidade pode ser gerada no sistema a partir de uma nova solicitação de projeto ou vencimento de algum relatório.
Ele listou alguns dos pontos fundamentais que são cobrados, como as saídas de emergência, equipamentos de iluminação de emergência e extintores.
As autoridades não querem criar alarmismo diante da tragédia que ocorreu em Santa Maria (RS), na boate Kiss, não divulgaram nome de nenhum estabelecimento, mas garantiram que farão um diagnóstico geral.
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O objetivo é detalhar nos alvarás as principais irregularidades e as consideradas mais graves. Em seguida, vistoriar cada casa noturna para verificar as condições e tomar as providências.
– A situação é grave, mas é nosso dever agir sem alarmismo, otimizar as decisões e levar ao gabinete do prefeito com isenção e cuidado – disse ao final da reunião o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho.
O procurador-geral do município, Júlio Cesar Marcellino Júnior, afirmou que irá fazer a avaliação das normas exigidas e montar um cronograma de ação. Ele destacou a importância de relatar o quadro para as decisões que serão tomadas, mas também não quis antecipar as ações.
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