Achar um pedacinho de verde não é tarefa das mais difíceis em Florianópolis. Em especial na região insular, muitas vezes basta olhar para cima e encontrar um morro preenchido de vegetação. Ao todo, 25% do seu território ainda está coberta por Mata Atlântica nativa, o que deixa a cidade no segundo lugar entre as capitais que mais preservam este tipo de bioma, atrás apenas de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
O dado faz parte do Atlas do Municípios de Mata Atlântica, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em conjunto com a Fundação SOS Mata Atlântica. Em área total, são 16,8 mil hectares de mata preservados na cidade, de um total de 67.299 hectares.
Embora Porto Alegre tenha um percentual maior de preservação (31%), a capital catarinense tem uma área intocada maior, com 16,7 mil hectares, contra 2,9 mil da capital gaúcha. A diferença ocorre pois 100% do território da capital catarinense era composto originalmente por Mata Atlântica, enquanto em Porto Alegre esse número era de 18,7% dos atuais limites do município.
A vegetação natural inclui, além das florestas nativas, os refúgios, várzeas, campos de altitude, mangues, restingas e dunas. Veja a tabela completa abaixo:
Continua depois da publicidade