A integração do banco de dados das polícias, a modernização tecnológica, a radiocomunicação digital, o policiamento nas fronteiras, o combate ao crime organizado e a reforma penal serão alguns dos temas que serão discutidos nesta quinta e sexta-feira em Florianópolis, na 47ª reunião do Colégio Nacional de Secretários de Estado da Segurança Pública (Consesp).

Continua depois da publicidade

A Capital também sediará, paralelamente ao evento, a reunião conjunta dos conselhos nacionais de Comandantes-Gerais de Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar (CNCG) e a do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc).

Deverão estar presentes representantes dos órgãos de Segurança Pública de todos os 27 estados.

A solenidade de abertura está marcada para as 20 horas desta quinta-feira, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

Os debates começam a partir das 9h de sexta-feira, no Hotel Majestic. O evento terá a participação da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Na pauta estão projetos comuns às instituições policiais e de bombeiros e de relevância na segurança pública.

Os conselhos:

Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública – Criado em 2003, o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública – CONSESP, é um órgão cuja finalidade é o assessoramento especial aos Secretários Estaduais de Segurança Pública no acompanhamento e avaliação da política das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais. É presidido pelo atual secretário da Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini.

Continua depois da publicidade

Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar – O CNCG é um colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, existindo desde o dia 12 de fevereiro de 1993. Seu atual presidente é o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Nazareno Marcineiro. Estarão em Florianópolis 43 comandantes -gerais de Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares, além de assessores e representantes designados.

Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil – O CONCPC é presidido pelo Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior. Estarão em Florianópolis 18 delegados-gerais e dois representantes designados.