Começa nesta quarta-feira, dia 17, em Florianópolis, o Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto Masculino de Handebol da Primeira Divisão. Oito equipes estão inscritas na competição, que vai ser disputada no Ginásio de Esportes do Sest/Senat. O destaque está fora das quadras. É a primeira vez que um torneio de handebol no Brasil vai contar com exames anti-doping.
Continua depois da publicidade
Os clubes foram divididos em duas chaves. No Grupo A, estão Associação de Pesquisa e Ciência do Esporte, de Goiás; Universidade Vale do Rio dos Sinos, do Rio Grande do Sul; Associação Desportiva Instituto Estadual de Educação, de Santa Catarina; e Rio Branco/Politec/Americana, de São Paulo.
O Grupo B é formado por Clube Português do Recife, de Pernambuco; Associação Desportiva Blumenau, de Santa Catarina; Associação Esportiva Giorama/Itajaí, de Santa Catarina; e Automóvel Clube/Campos, do Rio de Janeiro.
Os dois primeiros colocados no torneio vão disputar um quadrangular, que vai conceder duas vagas na Liga Nacional – a elite do handebol brasileiro. As outras duas equipes já classificadas para o quadrangular são Clube Atlético Mineiro, de Minas Gerais; e Assefe, do Distrito Federal; que ficaram nas últimas posições na Liga Nacional 2001 e lutam para evitar o rebaixamento.
Continua depois da publicidade