As maiores autoridades mundiais em cirurgias e no tratamento das doenças da coluna vertebral em todas as suas áreas – trauma, tumor, infecção, deformidades, doenças degenerativas, síndromes e demais problemas relacionados – estão em Florianópolis de 27 a 30 deste mês. Durante quatro dias Santa Catarina será o maior fórum de debates da ortopedia ao sediar o XIV Congresso Brasileiro de Coluna, coordenado pelos médicos catarinenses André Andújar e Waldemar de Souza Júnior.
Continua depois da publicidade
O programa conta com 19 conferencistas internacionais e 50 nacionais, que estão compartilhando suas experiências com os cerca de mil congressistas esperados, entre ortopedistas e neurocirurgiões, residentes em ortopedia e traumatologia, neurocirurgia e acadêmicos de medicina. Nesse período de aperfeiçoamento e reciclagem profissional serão apresentadas 20 conferências, 48 temas livres orais, 48 pôsteres eletrônicos e 41 tradicionais, nove painéis, além dos cursos sobre escoliose e novas técnicas de cirurgias minimamente invasivas. O presidente do congresso, André Luís Fernandes Andújar, destaca além do alto nível do programa científico as três conferências especiais com o antropólogo e paleontólogo francês Yves Coppens, membro da equipe que descobriu, em 1974, o fóssil apelidado de Lucy.
Convidados especiais
Entre os palestrantes internacionais estão as maiores autoridades em cirurgia da coluna vertebral, como Kamal Ibrahim, atual presidente da Scoliosis Research Society (SRS); Jeffrey C. Wang, chefe de serviço de cirurgia da coluna do Departamento de Cirurgia Ortopédica da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), vice-presidente do departamento de cirurgia ortopédica da UCLA; Jeremy Fairbank, professor de cirurgia da coluna no Nuffield Orthopaedic Center, hospital da Universidade de Oxford, Londres, e autor do índice de incapacidade de Oswestry em 1980, universalmente utilizado em doenças da coluna; o americano Harry L. Shufflebarger, chefe da divisão de cirurgia da coluna, departamento de cirurgia ortopédica do Miami Children’s Hospital; e Steve Richards, presidente da Scoliosis Research Society (SRS), ex-presidente da Pediatric Orthopaedic Society of North America (POSNA).
Continua depois da publicidade