Desde esse domingo (14), Florianópolis sedia o Fórum de Secretários de Meio Ambiente. O evento é promovido desde 2012 três vezes ao ano, com temas específicos, e tem passado por diversas capitais. Aqui, o tema do encontro é Energia Sustentável e Inovação e reúne representantes de 18 capitais.
Continua depois da publicidade
– Os desafios para o meio ambiente são diferentes para cada capital. Aqui ó tema é inovação, porque Florianópolis é considerado um dos principais polos de inovação do país. O objetivo é discutir política pública de meio ambiente, temos processo de planejamento estratégico e ao longo do encontro a gente vai monitorando os avanços – explicou o coordenador nacional do fórum André Fraga.
Para a tarde desta segunda, estão previstas visitas técnicas dos secretários à Creche Hassis, na Costeira, ao Sapiens Parque e à Eletrosul, locais considerados exemplos da aplicação do tema, Energia Sustentável e Inovação.
Nesta terça-feira (16), a programação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente será na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e aberta ao público. O tema da palestra será “A cidade do futuro é sustentável”, com Pablo Maturana, da Colômbia, e Victoria Perales, da Argentina.
– É um evento importante não só para Florianópolis como para o estado de Santa Catarina. A prefeitura vem incentivando bastante essa questão de energia sustentável, inovação, principalmente com meio ambiente – afirmou o secretário municipal de meio ambiente de Florianópolis Nelson Mattos Júnior.
Continua depois da publicidade
Para esta terça, está prevista assinatura pelo prefeito Gean Loureiro da adesão da cidade à ICLEI, rede global de governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano e sustentável.