Os participantes recorrem a noções de engenharia, design e física, além de alta dose de sorte, para alcançar voos mais longos. As asas precisam ser simétricas e levemente inclinadas e o trabalho requer concentração. A construção leva menos de um minuto e logo a folha sulfite ganha os ares em forma de avião. Os modelos, que não diferem muitos daqueles vistos em salas de aula, irão competir nesta quarta-feira na etapa do Campeonato Mundial de Aviões de Papel, o Red Bull Paper Wings. A competição inicia às 10h na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

O acadêmico de Engenharia Mecânica da UFSC João Dreveck há alguns anos viu que aviãozinho de papel é coisa séria. Na última etapa do campeonato que ocorreu na universidade, em 2012, ele alcançou o recorde nacional na categoria distância de voo, com 33 metros. A marca não foi batida até hoje e nesta eliminatória ele planeja pelo menos 34 metros.

– Tem um pouco de pressão, mas na verdade não me importo muito. Só não quero jogar menos que na edição anterior – afirma o acadêmico de 25 anos, que participou da final mundial em 2012, na Áustria.

Rigon Pereira de Souza, também aluno de Engenharia Mecânica da UFSC, será um dos concorrentes de João, mas o tom está longe de ser de disputa:

Continua depois da publicidade

– Ficamos treinando um dia e consegui 26 metros. Conta mais sorte do que treino, mas são vários anos de prática na escola – brinca.

Na eliminatória da UFSC haverá duas modalidades: tempo e distância. Serão cerca de 20 etapas em todo Brasil e os cinco melhores do país em cada categoria irão para a final nacional, dia 8 de abril em Brasília. Os vencedores dessa etapa irão para a disputa do mundial, em maio, na Áustria.

Em maior distância, o recordista mundial é o americano Joe Ayoob, com 69 metros. No nacional, é João Dreveck, com 33 metros. Já em tempo de voo, o japonês Takuo Toda é recordista mundial com 27 segundos e no Brasil, Luan Pororocca lidera com 12 segundos.

Continua depois da publicidade

Red Bull Paper Wings – UFSC

CAMPEONATO MUNDIAL DE AVIÕES DE PAPEL

Quarta-feira, às 10h e check-in a partir das 8h, no primeiro andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Inscrições gratuitas pelo site e no local do evento. Universitários de qualquer instituição podem participar

Informações: www.redbullpaperwings.com

REGRAS DA COMPETIÇÃO

Os aviõezinhos precisam ser feitos com apenas uma folha de papel tamanho A4. As folhas devem ser apenas dobradas. Não podem ser rasgadas, coladas, recortadas ou grampeadas.

Os aviões de papel precisam ser confeccionados no local da competição com o papel oficial fornecido.

São permitidos dois lançamentos por participante. Podem ser usados diferentes aviõezinhos, a tentativa mais bem-sucedida é a considerada.

Continua depois da publicidade

Fonte: Red Bull