Neste final de semana (16 e 17), a praia da Joaquina, em Florianópolis, é palco de mais uma etapa do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2022. Atletas catarinenses amadores e profissionais vão pra disputa em 9 categorias, incluindo o surf adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência.
O grande destaque fica por conta da participação dos atletas Mateus Herdy e Lucas Silveira, que disputam o Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL). Os dois confirmaram presença nesta sexta-feira (15). Herdy, inclusive, chega como favorito, especialmente depois de ter alcançado as quartas de final do Ballito Pro, disputado na África do Sul, no último final de semana.
Continua depois da publicidade

Essa é a segunda etapa do circuito promovido pela Associação de Surf da Joaquina (ASJ). A primeira, realizada em março, teve altas ondas. Na principal categoria, quem levou a melhor foi o argentino Nacho Gundensen.
Depois dessa segunda parada, ainda haverá uma terceira etapa, prevista para o mês de setembro. Aí será formado o ranking final, que vai classificar os quatro melhores surfistas de cada categoria para o Challenger ASJ, um um evento programado pra acontecer entre o final de outubro e o início de novembro. É nele que serão definidos os campeões de todas as categorias da ASJ em 2022.

Além das disputas tradicionais, a 2ª etapa do Circuito ASJ terá a bateria especial Amigos do Tonon, uma homenagem ao surfista local Marcelo Tonon, que faleu em junho do ano passado após uma sessão de surf. E nas areias, haverá um espaço de recreação pra criançada e um ponto de arrecadação de alimentos e agasalhos para doação.
A previsão do tempo indica que a chuva em Florianópolis vai dar uma folga, com chance de sol entre nuvens. No mar, previsão de boas ondas no sábado, com séries de até um metro e vento “laterral”. No domingo, o swell segue firme, mas o vento vira pro quadrante Sul e pode deixar as ondas mexidas. Um final de semana que promete ser de muito surf na Joaquina!
Continua depois da publicidade