A Praia Mole, em Florianópolis, será palco da abertura da quinta edição do Rip Curl Grom Search, que ocorre nos dias 24 e 25 de janeiro. Diferentemente dos anos anteriores, a competição em 2004 será realizada no formato de circuito, com outras duas etapas.
Continua depois da publicidade
A segunda será na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, e a finalíssima acontece na praia do Tombo, em Guarujá (SP), nos dias 6 e 7 de março. Como a competição é aberta a competidores com até 16 anos, as datas das etapas não coincidem com o período de aulas escolares.
Em busca de novos talentos do surfe, a Rip Curl Grom Search terá as categorias grommets (até 12 anos), iniciantes (limite de 14) e mirim (no máximo 16), além da feminina (também até 16 anos).
Serão declarados campeões os surfistas com maior pontuação na soma de duas etapas. Os melhores das categorias mirim e feminina ganharão passagens aéreas para a Austrália, para competir no evento internacional, em data e local a ser confirmado pela Rip Curl.
O Rip Curl Grom Search foi criado em 1998 na Austrália com a primeira edição disputada na praia de JunJac. O evento vem ganhando força a cada ano em outros países, como Estados Unidos, África do Sul, Indonésia.
Continua depois da publicidade
O Brasil começou a realizar o campeonato em 1999 e já reuniu mais de 2 mil surfistas. Talentos como o paulista Adriano Mineirinho, novo campeão mundial pro júnior, foram revelados na disputa.
Também merecem destaque o paranaense Jihad Kohdr, os catarinenses Thiago Bianchini e Jean da Silva; o carioca Leandro Bastos, campeão pan-americano júnior; e os paulistas Hizunomê Bettero, Saulo Júnior, Heitor Pereira e Andrew Serrano.
A inscrição para a competição custa R$ 50. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (13) 3398-3007.