Florianópolis vai sediar o confronto Brasil x Alemanha de tênis na etapa qualificatória da Fed Cup, competição feminina equivalente à Copa Davis. A disputa será no Costão do Santinho, entre os dias 7 e 8, em quadra de saibro. O local com tradição em receber eventos deste porte e que traz boas lembranças para o tênis feminino nacional.

Continua depois da publicidade

O Costão do Santinho já foi palco de uma grande conquista do tênis nacional. Em 2015, Teliana Pereira venceu o WTA de Florianópolis na Arena Guga Kuerten, quadra central do complexo no resort. O troféu da pernambucana encerrou o jejum de 28 anos sem títulos de uma brasileira em WTAs disputados no país. O local também já recebeu outra edição da Fed Cup, em 2000.

O local foi definido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) de acordo com condições estabelecidas pela comissão técnica liderada pela capitã Roberta Burzagli, que está à frente da equipe desde o fim de 2018. A treinadora priorizou como características para o duelo quadra de saibro, em nível do mar e a céu aberto.

– Florianópolis foi uma ótima escolha. Além de atender às condições que pedimos, é uma cidade que pode atrair bastante público e contamos com isso para este importante duelo. Chegaremos alguns dias antes do confronto para nos prepararmos da melhor forma, em um local que tem toda a estrutura para isso. Estamos muito felizes com essa escolha – avaliou Roberta Burzagli.

– Trabalhamos para atender as condições solicitadas pela comissão técnica. Isso fez com que algumas opções surgissem para nós, mas a única que se concretizou foi Florianópolis, no Costão do Santinho, que já foi palco de grandes eventos, como o título do WTA da Teliana Pereira em 2015. Isso faz com que a gente relembre do quanto o Costão é inspirador para o Brasil e para as nossas atletas, podendo nos trazer uma grande alegria em fevereiro. Estamos muito felizes de realizar este evento na cidade que é sede da CBT, onde poderemos oferecer as melhores condições para que nossas jogadores tenham a melhor performance possível – falou Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Continua depois da publicidade

O Brasil não sedia um confronto da Fed Cup desde 2014, quando duelou com a Suíça pelo Playoff em Catanduva (SP). Depois disso, todas as exibições da equipe nacional aconteceram fora de casa. Devido à boa campanha realizada pela equipe brasileira, que tem como ponto alto a conquista do Zonal Americano I na Colômbia, em fevereiro, o país ganhou uma das vagas nos Qualifiers para encarar a Alemanha.

Quem vencer o duelo da Fed Cuo em Florianópolis avança para o Budapest Finals, que reunirá as melhores equipes do planeta em abril de 2020 na Hungria. O derrotado vai para os playoffs, em que enfrenta com um dos oito vencedores dos grupos regionais da competição.

Leia mais notícias sobre tênis em Santa Catarina no NSC Total.