Florianópolis se prepara para receber 3 milhões de turistas na temporada de verão entre 2023 e 2024. O número e a programação da cidade foram apresentados na manhã desta quinta-feira (25) pela prefeitura da Capital. A movimentação deve começar em meados de dezembro e se estender até fevereiro do próximo ano e os visitantes devem vir de várias partes do Brasil e América Latina.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A quantidade de turistas esperada para a próxima temporada deve superar a marca do verão do ano anterior, quando foram registrados 2 milhões de turistas na cidade, segundo a prefeitura. Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Município, Ed Pereira, os exemplos de sucesso do ano anterior devem ser melhorados.
Praia famosa de Florianópolis está abandonada às vésperas do verão
— Estamos aprimorando tudo que deu certo em 2022, pois esperamos mais gente visitando nossa cidade. São esperadas quase 3 milhões de pessoas de diversas cidades. Vamos trabalhar atividades para trazer o turista depois da praia para o centro de Florianópolis, aproveitando a gratuidade do nosso transporte público no domingo. Queremos que tudo fique viável tanto para o turista quanto para o morador, com organização e segurança — disse.
Continua depois da publicidade
Programação de Natal e Ano Novo
Quem visitar Florianópolis no período terá uma extensa programação. O Natal contará com shows, que iniciam em 10 de dezembro, com o Coral no Palácio, e seguem até o dia 24. Já os desfiles de Natal iniciam em 14 de novembro nos bairros e encerra no dia 22 de dezembro com uma apresentação na Beira-Mar Norte.
No Réveillon a promessa é de um grande espetáculo tecnológico com cerca de 500 drones, além dos shows de Alexandre Pires (Beira-Mar Norte) e Marcos e Belutti (Continente), que somados irão durar mais de seis horas.
Programas voltados para o morador e turista
Mas para que tudo isso funcione perfeitamente e não atrapalhe a rotina de quem mora na cidade, foram apresentados programas que irão atender tanto residentes quanto turistas nas férias em saúde, educação, lazer e entre outros:
- Saúde
Turistas que estiverem visitando a cidade e necessitarem de atendimento, poderão contar com o programa ”Alô Saúde”, que realiza o teleatendimento de pacientes. Uma forma de evitar a lotação de Unidades Básicas de Saúde. O serviço poderá ser acessado no site da prefeitura.
Continua depois da publicidade
- Educação
Pais e responsáveis que residem em Florianópolis e possuem filhos regularmente matriculados no sistema de ensino poderão solicitar uma das 600 vagas disponíveis em oito creches em diferentes regiões da cidade, com divulgação de cadastro através dos canais da prefeitura.
Além disso, quadras esportivas das escolas serão abertas para crianças que estudam na região com uma programação para as férias.
- Cadastro de ambulantes
Ambulantes que desejam trabalhar nas praias serão qualificados com treinamento e identificação com QRcode. A expectativa é de 1,2 mil cadastrados.
- Transporte
O programa ”Domingo na Faixa” começa a funcionar no dia 17 de dezembro e vai até 11 de fevereiro, com ônibus de graça aos domingos. Essa é uma medida para o morador deixar o carro em casa e diminuir o fluxo de veículos no fim de semana.
Continua depois da publicidade
Para reforçar a linha das praias, o binário Lagoa da Conceição estará em operação no começo de dezembro.
- Segurança
Implementação de uma central 24h na 7ª Delegacia no Norte da Ilha, no formato de sala de controle para monitoramento e segurança da população e turistas, de maneira integrada com forças de segurança, além da ampliação de postos salva-vidas na praia.
Confira imagens do verão em Florianópolis
Leia também
Florianópolis vai ter ônibus gratuito aos domingos durante a temporada de verão
Trecho de rodovia entre RS e SC é interditado a partir desta quarta-feira para obras