Florianópolis ficou em primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities pelo segundo ano seguido. A listagem de 2024 foi divulgada na terça-feira (3), durante um evento em São Paulo. Em 2023, a Capital já havia ficado no topo da lista.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ao todo, a capital catarinense registrou 37,525 pontos, somando indicadores como saúde, mobilidade, economia, habitação, segurança, entre outros. São 74 indicadores avaliados. O ranking é desenvolvido pela consultoria Urban Systems há cerca de dez anos, mapeando as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.
Veja o top 10 de cidades inteligentes
- Florianópolis (SC)
- Vitória (ES)
- São Paulo (SP)
- Curitiba (PR)
- Niterói (RJ)
- Balneário Camboriú (SC)
- São Caetano do Sul (MG)
- Belo Horizonte (MG)
- Barueri (SP)
- Salvador (BA)
Além disso, Itajaí e Criciúma cresceram no ranking. Itajaí alcançou a 29ª posição, subindo mais de 18 lugares de 2023 para 2024. Já Criciúma, que antes estava fora do top 100, este ano chegou a 56ª posição.
Continua depois da publicidade
Florianópolis é destaque no ranking
Além de chegar ao primeiro lugar geral, Florianópolis alcançou também a primeira colocação entre as cidades do Sul do país e a primeira entre as com mais de 500 mil habitantes. No eixo mobilidade e no de segurança, ficou na terceira colocação. Em saúde, ficou em quarto lugar, e em quinto em tecnologia e inovação. No eixo economia, ficou em sétimo, e no empreendedorismo, em oitavo lugar.
Em 2023, segundo o levantamento, Florianópolis tinha 44,6 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes, sete vezes mais que em São Paulo, por exemplo.
Índice de confiança do empresário cresce 5,2% em agosto em SC, aponta pesquisa
Quando se fala em tecnologia e inovação, Florianópolis, que ficou como a quinta cidade mais bem colocada, conta com velocidade média de internet de 456,2 Mbps, e cobertura de 5G em 98,3% do município. A cada 100 domicílios, 52,9 tinham acesso à banda larga, e 46,9% dos empregos formais eram ocupados por profissionais com ensino superior completo.
Já em empreendedorismo, a cidade registrou crescimento de 15,2% das empresas de tecnologia, 19,3% das empresas de economia criativa, e 8,8% de aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI).
Continua depois da publicidade
Leia também
SC soma R$ 13,4 bilhões de investimentos com incentivos na atual gestão
Produção de veículos cresce mais de 14% e atinge nível pré-pandemia no Brasil
Corredores exclusivos e integração: as prioridades do transporte público em Florianópolis