Quase 3 mil raios foram registrados em Florianópolis entre as 15h e as 17h desta sexta-feira (3). De acordo com a Defesa Civil, foram 2.954 descargas — dessas, 641 foram consideradas nuvem-solo, fenômeno com descarga elétrica e que costuma causar estragos ao tocar a atmosfera. Os outros registros, 2.313, são chamados de nuvem-nuvem, responsáveis pelos famosos “clarões” no céu — esses não chegam a tocar o solo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Conforme o meteorologista do órgão, Murilo Fretta, os números são considerados acima do normal devido ao curto período de tempo. No entanto, ainda não é possível afirmar se os dados são históricos.

Durante essas duas horas, choveu cerca de 16,2 milímetros, de acordo com a Epagri/Ciram. A Defesa Civil da Capital não chegou a registrar, até as 18h, ocorrências causadas pelo temporal. A situação, segundo o órgão, está estável na cidade, sem grandes quedas de energia e com serviços essenciais — água, luz e telefone — operando dentro da normalidade.

FOTO: nuvem shelf cloud antecede temporal com raios em Florianópolis

Continua depois da publicidade

As cidades vizinhas, porém, tiveram registros de queda de luz, como é o caso de São José. O município registrou mais de 20 mil residências sem energia elétrica após o temporal. Não há informações de moradores prejudicados pelo temporal até o momento.

Outras cidades, como Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, estão em alerta máximo para deslizamentos, conforme a Defesa Civil.

Nuvem shelf cloud

Uma nuvem shelf cloud foi flagrada em Florianópolis pouco antes da chegada do temporal. O fenômeno, formado quando há ar quente perto do solo e ar mais frio no alto, costuma anteceder grandes tempestades, de acordo com a Defesa Civil. Por ser carregada de ventos intensos, a shelf cloud está associada a rajadas de vento, queda de granizo e raios — previsão prevista para a Capital nesta sexta-feira.

Leia também

Após estragos, SC segue em alerta para temporais com alagamentos e granizo

Festival reúne mais 150 estilos de cerveja e marca pré-carnaval em Florianópolis