A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da Capital registraram atendimentos pontuais durante este domingo. Em locais como Campeche e Rio Vermelho, houve registro de alagamentos em algumas ruas que já apresentam problemas recorrentes de drenagem. No Maciço do Morro da Cruz, pequenos deslizamentos de terra assustaram moradores que acionaram a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Coronel Neto, os desmoronamentos na Caieira do Saco dos Limões ocorreram em alguns muros de contenção que não estão totalmente prontos. Ele explica que foram instaladas lonas de proteção e a população foi orientada para observar.
No Morro da Mariquinha também aconteceu um pequeno deslizamento na rua Waldemiro Monguilhot e a Defesa Civil está monitorando o local.
Na região continental, a parede de uma residência na Vila Aparecida desabou, e a casa foi interditada. Os cinco moradores foram deslocados para casa de parentes. Foi necessário o trabalho de oito homens para descolar uma das pessoas que tem problema de obesidade.
Continua depois da publicidade
Apesar de não ter registros graves, a Capital está preparada para receber cerca de 50 pessoas em um abrigo improvisado na Agronômica, ao lado da Delegacia da Mulher. O coronel Neto explica que o trabalho preventivo realizado em conjunto por diversos órgãos evitaram mais ocorrências:
– A Defesa Civil, Bombeiros, Secretaria de Obras e intendências dos bairros já se preparou desde quinta-feira com ações como limpeza dos córregos, bueiros, e as obras de contenção que vem sendo feita nos morros – explica.
São José
Em São José também houve pontos de alagamento em Potecas e Forquilhinhas, no entanto não chegaram a obstruir as vias. Deslizamentos de terra em encostas de morros foram registrados nos mesmos bairros, além de Roçado e Colônia Santana. A maior preocupação da Defesa Civil do município é com o nível do Rio Forquilhas, que está próximo de sair da calha.
Continua depois da publicidade