Nessa segunda-feira (4), a prefeitura de Florianópolis informou que foi registrado o primeiro caso de dengue autóctone de 2019 na capital. Autóctone significa que a pessoa contraiu a doença no mesma cidade em que reside.
Continua depois da publicidade
No último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), publicado em 26 de janeiro, havia no estado dois casos de dengue importados. Eram de pessoas que viajaram para o Acre e Goiás e ficaram doentes, mas são moradoras de Florianópolis.
Segundo a Secretaria Municipal Saúde de Florianópolis, o primeiro caso confirmado de dengue autóctone é de um homem, morador do bairro Monte Cristo e ele passa bem.
Controle
Conforme o secretário municipal de saúde Carlos Alberto Justo da Silva, agora os técnicos da prefeitura identificam um raio de 150 metros de onde o paciente mora e outros 150 metros do local de trabalho dele para alertar as pessoas sobre os riscos da doença.
Continua depois da publicidade
Nesses locais também deve ocorrer a aplicação de inseticida entre esta terça e quarta, dependendo das condições climáticas, conforme o secretário. Esta é a fase de controle ambiental da doença.
– É importante que a população deixe a casa aberta para receber o inseticida, saia de casa na hora da aplicação e leve seus animais domésticos – explicou.
Conforme o secretário de saúde, a maioria dos focos da dengue está na região continental da cidade. Agora é importante que a população fique atenta aos sintomas e procure ajuda médica.
– É importante ficar atento a febre alta e prolongada e procurar os postos de saúde. Temos uma equipe treinada para tratar e controlar a doença – afirmou.
Continua depois da publicidade