O Corpo de Bombeiros controlou nesta quarta-feira, por volta das 20h, um incêndio em um ônibus da empresa Canasvieiras, no Ingleses, Norte da Ilha de SC. É o terceiro coletivo incendiado nesta semana em Florianópolis, que enfrenta desde a segunda-feira uma onda de ataques violentos contra aparatos de segurança pública e ônibus do transporte público.
Continua depois da publicidade
Segundo os bombeiros, o incêndio ocorre na rua João Nunes Vieira, próximo ao local onde, na noite de terça-feira, um ônibus da empresa Canasvieiras foi incendiado. Além do ônibus, dois carros, um Gol e um Honda Fit, foram atingidos pelo fogo.
Três criminosos entraram no ônibus e mandaram passageiros, cobrador e motorista saírem. Os bandidos fugiram em um Astra escuro.
Veja o vídeo do ônibus incendiado:
Continua depois da publicidade
Moradores e motorista contam como foi o incêndio:
Ataques entre segunda e terça-feira
Na segunda noite de violência em Santa Catarina o número de ataques pelo menos dobrou – 16 atentados diante de oito no primeiro dia.
As cidades atingidas foram Navegantes (2), Criciúma (4), Florianópolis (4), Itajaí (5) e Blumenau (1). A novidade foi a reação da Polícia Militar (PM) que prendeu 19 pessoas.
Os atentados repetiram a linha do primeiro dia e foram contra ônibus e prédios de órgãos de segurança pública. A novidade é que foi registrada a participação de uma mulher que atirou pedras num ônibus em Criciúma.
Continua depois da publicidade
Na Capital, os criminosos repetiram os lugares dos atentados, o Norte da Ilha e o Bairro Saco dos Limões. Nas ruas da cidade era possível perceber mais policiais do que na primeira noite. Ainda assim, não pode se afirmar que ocorreu uma caçada. A única blitz realizada na SC-401, caminho para o Norte da Ilha.
O esforço dos policiais militares foi recompensado em Itajaí e Florianópolis. Na primeira cidade, nove pessoas foram presas em uma casa enquanto preparavam coqueteis molotov. Com eles foi encontrada gasolina, estopa e garrafas.
A PM pede que os postos não vendam combustível em recepientes. Entre os detidos, estão três menores de idade e seis adultos. Todos foram levados para a delegacia.
Continua depois da publicidade
Na Capital, 10 jovens foram detidos escondidos na creche da Comunidade Ilha Continente. Somente Nildo Henrique Barros Martins, 18 anos, tinha a maioridade completada. Com ele foi encontrada pequena quantidade de cocaína.
As prisões são consequência do maior tempo que a PM teve para se planejar. Uma Sala de Situação, local que centraliza informações e monitorado as cidades catarinenses, foi montada.
O major João Carlos Neves, chefe da Comunicação Social, diz que o número de homens no patrulhamento quase dobrou em Florianópolis. Ele acrescenta que o serviço de inteligência está trabalhando para descobrir quem está por trás dos ataques.
Continua depois da publicidade
A segunda noite de ataques:
Navegantes: dois ônibus parcialmente queimados.
Criciúma: tiros contra o Presídio Santa Augusta, dois ônibus parcialmente queimados e um ônibus apedrejado.
Florianópolis: Avenida Ivo Silveira trancada com lixo pegando fogo; ônibus queimado no Bairro Ingleses, Norte da Ilha; tiros na 2ª Delegadia e tentativa de incendiar ônibus na Avenida Ivo silveira.
Itajaí: ataque contra garagem da empresa Praiana que parte de ônibus ; quatro atentados contra carros.
Continua depois da publicidade
Blumenau: tentativa de queimar um ônibus.

Em entrevista coletiva na tarde terça-feira, a alta cúpula da polícia em SC, formado por integrantes das duas polícias, secretários e diretores da área, afirmou que continua investigando ocorrências registradas contra policiais e diz que todo o efetivo está de sobreaviso até segunda ordem.


