A Prefeitura de Florianópolis reduziu para 60 anos ou mais a faixa etária de vacinação a contra Influenza. Além deste grupo, profissionais de Saúde também poderão ser imunizados contra a gripe.

Continua depois da publicidade

Nos locais também será ofertado a vacinação contra Covid-19, visando completar o esquema vacinal de quem ainda não tomou todas as doses recomendadas.

A vacinação contra a gripe, principalmente após a onda da cepa H3N2, é essencial para todos os públicos. Além do mais, com a chegada do inverno, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, o que facilita a disseminação do vírus.

— A cepa H3N2 Darwin, que ocasionou aumento de casos no Brasil no início do ano, está inclusa nas duas [vacinas, do SUS e da rede privada] — explica o infectologista Luiz Gustavo Escada

Continua depois da publicidade

Além da vacina de Influenza, os profissionais de saúde também poderão receber vacinas contra Febre Amarela e Sarampo. Este público será vacinado em seus postos de trabalho, caso atuem em Hospitais, ou nos pontos de vacinação. Confira os detalhes:

Pontos de vacinação

Das 9h às 16h:

– Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); 

– Secretaria do Continente;

– Antigo Aeroporto;

– Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira

Centros de Saúde conforme o horário habitual de cada Unidade:

– Todos os Centros de Saúde também irão ofertar estas vacinas (com exceção da de Covid-19 que é conforme divulgação diária). Apenas dois Centros de Saúde não terão ofertas de vacinas contra Influenza, Sarampo e Febre Amarela, que são os Centros de Saúde da Costa da Lagoa e Sapé 

A documentação para profissionais de saúde receberem os imunizantes é mesma que a utilizada na vacinação para Covid-19. Todas as informações estão no site da prefeitura.

Outros grupos prioritários

​A vacinação da gripe é feita em duas etapas no SUS. Primeiro, a imunização é destinada a idosos e profissionais da saúde, depois ampliada para demais grupos, o que deve ocorrer, segundo cronograma do Ministério da Saúde, a partir de 3 de maio:

Continua depois da publicidade

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes e puérperas
  • Povos indígenas
  • Professores
  • Comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade

​Faixas etárias que não entram no plano do sistema público de saúde devem procurar, se puderem, tomar a vacina de forma particular. Pessoas em processo gripal precisam adiar a vacinação em, pelo menos, 15 dias. Segundo especialistas, a recomendação serve para não mascarar possíveis sintomas de uma doença.

> Flurona: sintomas da dupla infecção por Covid e gripe

A decisão do SUS em vacinar grupos específicos se baseia em imunizar pessoas mais afetadas pela doença, conforme explica o virologista Daniel Mansur:

— Nos outros países têm formulações diferentes para idades diferentes.