Florianópolis tem mais sete novos registros de patrimônio imaterial. A entrega de cada certificado de Patrimônio Cultural Imaterial e Intangível do município ocorreu na manhã desta terça-feira, no auditório do edifício do Ministério Público.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O evento contou com a presença de Zena Becker, secretária de Turismo, Cultura e Esporte representando o prefeito Topazio Neto. Criada em 2008, a Lei 7.667 instituiu o Programa Municipal de Proteção e Conservação do Patrimônio e Imaterial ou Intangível do município. Os escolhidos deste ano se juntam a outros reconhecidos, como do Boi-de-Mamão e Engenhos de farinha.
Furacão Catarina: fenômeno marcou “virada de chave” na gestão de desastres em SC
Veja as fotos
Continua depois da publicidade
Os bens considerados foram aprovados por uma comissão que avalia a relevância cultural de práticas locais. Entre os objetivos, estão preservar a memória destes atos culturais, apoiar a realização de estudos e valorizar a cultura da cidade. Também serve para comprometer o município na política cultural de auxiliar os bens devidamente reconhecidos.
Os escolhidos de 2024 são Associação Coral de Florianópolis (Córrego Grande), Memórias da Catação de Berbigão (Costeira do Pirajubaé), Práticas e Saberes de Benzeduras, Presépio Artesanal da Praça XV de Novembro, Procissão Nossa Senhora de Fátima (Estreito), Teatro Comunidade – Encenação da Paixão de Cristo (Ribeirão da Ilha), Rancho de Pescadores Associação de Marinheiros e Pescadores (Farol de Naufragados) e Associação de Pescadores Artesanais da Armação (Pântano do Sul e Campeche).
Leia mais
Confira a programação do Caminhão do Peixe em Florianópolis durante a Semana Santa
Florianópolis começa a emitir RG para cães e gatos de forma gratuita; saiba como fazer