Cerca de 3,2 toneladas de lixo reciclável foram recolhidos após o bloco Berbigão do Boca pela prefeitura de Florianópolis, na madrugada deste sábado (11). A ação foi piloto para uma operação da prefeitura chamada de “lixo zero”, que tem como objetivo garantir a limpeza das ruas após a festa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
De acordo com o superintendente de Coleta de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ulisses Bianchini, foram recolhidos plásticos, vidros, metais e papeis. Todo o material foi entregue à associação de recicladores Amigos da Natureza.
Berbigão do Boca leva 30 mil às ruas de Florianópolis após dois sem folia
Ainda conforme a prefeitura, por volta das 4h, todas as vias estavam praticamente sem resíduos. Além dos calçadões, a área da Hercílio Luz registrou grande movimentação e a chuva acabou dificultando os trabalhos.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (13), a operação será avaliada pela secretarias que fazem parte do processo, afim de definir o esquema de atuação para o Carnaval.
— Esse ano, fizemos a limpeza com um diferencial que é o olhar para a reciclagem. Fizemos a pré-triagem das embalagens de vidro, plástico e metal ainda no Centro e os materiais separados foram doados para a Associação Amigos da Natureza — explica João da Luz, secretário de Limpeza e Manutenção Urbana de Florianópolis.
Ao menos 100 pessoas trabalharam na limpeza das ruas. Também foram instalados mais de 200 contentores para resíduos no centro da cidade, além de pontos de entrega voluntária para vidro.
A CDL Florianópolis doou 30 contentores para limpeza pública. Além disso, segundo João, 150 equipamentos novos também serão adquiridos pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Florianópolis terá Carnaval infantil ao ar livre; veja programação